IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
Em uma temporada normal, julho marca os últimos dias de férias e a volta aos treinos para as equipes da Europa, que passam o mês se preparando para começar suas competições a partir de agosto. Mas este, naturalmente, não é um ano como outro qualquer.
Na temporada marcada pela pandemia de Covid-19, que interrompeu o futebol mundial e bagunçou o calendário, julho é tempo de encerrar as competições atrasadas. E para 12 times, é hora também de se preparar para a reta decisiva da Liga dos Campeões da Uefa, que este ano terá um modelo especial de disputa, entre 7 e 23 de agosto, tendo Lisboa como sede única e neutra para todos os concorrentes.
Oitavas e quartas de final da Champions League 2019/20 — Foto: Arte: Infoesporte
Os últimos classificados das oitavas de final serão conhecidos nos dias 7 e 8 de agosto. Entre 12 e 15, serão jogadas as quartas. As semifinais serão nos dias 18 e 19, e a decisão, no dia 23. A Uefa vai anunciar no dia 10 de julho os locais e datas de cada confronto, além de sortear os cruzamentos a partir das quartas. Serão utilizados dois estádios apenas: José Alvalade, do Sporting, e Estádio da Luz, do Benfica, este já designado para a final.
Com calendários diferentes em cada país, os clubes vivem situações distintas de preparação, incluindo a quantidade de jogos que cada um disputará em julho. O RB Leipzig, por exemplo, se despediu no último sábado da Bundesliga, e ficará pelo menos 45 dias sem partida oficial antes de jogar as quartas de final de Champions.
Desafio parecido com o dos times franceses. Lyon e PSG não jogam desde a interrupção da temporada, em março, já que o Campeonato Francês foi declarado oficialmente encerrado em maio, sem a disputa das dez últimas rodadas. O time de Neymar, que já está nas quartas da Champions, tem apenas dois jogos oficiais em julho: a decisão da Copa da França, dia 24, contra o Saint-Etienne, e a final da Copa da Liga Francesa, dia 31, contra o Lyon, que só fará esse jogo antes de encarar a Juventus nas oitavas, uma semana depois.
Do outro lado da balança, os times que mais jogarão em julho são os italianos: dez partidas para Atalanta e Napoli, e nove para a Juventus. Manchester City e Chelsea farão, pelo menos, oito jogos, sete pela Premier League e a semifinal da Copa da Inglaterra, podendo chegar a nove para quem for à final, ainda sem data marcada.
Quantidade de jogos dos times que estão na Champions até a volta da competição — Foto: Arte: Infoesporte
Enquanto os times alemães passarão o mês de julho focados apenas na preparação para a Champions, os times italianos e ingleses vivem situação oposta: terão compromissos oficiais até uma semana antes das oitavas de final do torneio continental.
CONFIRA QUANTO TEMPO CADA TIME TERÁ DO ÚLTIMO JOGO OFICIAL ATÉ A CHAMPIONS:
Outras decisões antes da Champions
Julho será, também, um mês de jogos decisivos para oito dos 12 times da Champions. A Juventus tem quatro pontos de vantagem sobre a Lazio na liderança do Italiano, que só terminará no dia 1º de agosto. No Espanhol, que vai até 18 de julho, os gigantes Real Madrid e Barcelona lutam rodada a rodada pelo título.
Outras cinco equipes têm compromissos decisivos por suas copas nacionais. Na Inglaterra, Manchester City e Chelsea estão nas semifinais da Copa da Inglaterra, e podem se cruzar numa eventual decisão. Campeão do já encerrado Campeonato Alemão, o Bayern de Munique decidirá a Copa da Alemanha neste sábado, contra o Bayer Leverkusen. Depois, terá um mês de preparação para enfrentar o Chelsea nas oitavas da Champions. Na França, Lyon e PSG vão encerrar a temporada nacional na decisão da Copa da Liga.
SITUAÇÃO DE CADA CLUBE NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS:
Descansados ou em atividade, concentrados só na Champions ou em busca de outros desafios, os 12 concorrentes ao título europeu terão todo o mês de julho para fazer os últimos ajustes para encerrar a temporada mais atípica da história da competição continental.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO