Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Portadores do vírus HIV estão mais propensos ao diabete

14.02.2017
09:15
FONTE: Vand Vieira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Um levantamento publicado recentemente no periódico científico BMJ Open Diabetes Research & Care traz uma notícia nada doce para os portadores do vírus HIV: eles teriam um risco mais elevado de desenvolver diabete.

Para chegar a essa conclusão, um time de especialistas dos Estados Unidos comparou os dados de 8 610 soropositivos aos de 5 604 pessoas sem HIV. E, mesmo considerando diversos outros fatores, como idade, sexo, etnia e peso, a prevalência do diabete no primeiro grupo foi quase 4% maior.

Como se trata de um estudo de observação, ainda é cedo para cravar que a relação é de causa e consequência. No entanto, outras pesquisas acerca do assunto associam a presença do vírus HIV ao descontrole da glicemia. Além disso, graças à eficiência do coquetel, só agora os efeitos da aids estão sendo observados no longo prazo.

“Trabalhos complementares precisam ser feitos para definir se as diretrizes relacionadas ao diabete devem incluir a infecção pelo vírus HIV como um fator de risco. Assim, estratégias específicas para o controle desses casos começarão a ser traçadas”, comentaram os autores do estudo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO