Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Por que algumas pessoas voltam a engordar após a cirurgia bariátrica?

27.03.2017
09:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Mais de 30 milhões de brasileiros são obesos e o sonho de muitos é conseguir comer menos. Uma alternativa para o prato ficar mais leve é o balão gástrico que ocupa parte do estômago, mas o cirurgião bariátrico Doutor Caetano Marchesini explica que a operação é apenas uma parte do processo.

E com a ajuda do psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, o Bem Estar desta sexta-feira (24) explica porque algumas pessoas fazem a bariátrica e engordam tudo de novo.

Saiba mais
Todo processo de emagrecimento rápido gera deficiências nutricionais por causa da baixa ingestão de calorias. No caso da cirurgia bariátrica, além da perda rápida de peso, a absorção das vitaminas é ainda mais prejudicada por causa da redução do estômago e do desvio do intestino.

O mecanismo de absorção dos nutrientes acontece assim:
Cada parte do intestino absorve um tipo de vitamina. Quando o duodeno e o intestino delgado são desviados (técnica Baypass), as vitaminas que mais se perdem são o ferro e o cálcio. Já no estômago, a redução do tamanho afeta a absorção pela área reduzida e pela diminuição da produção de uma enzima responsável pela absorção da vitamina B12.

Dr. Caetano explica que depois de um ano de bariátrica, o corpo se adapta a essas mudanças e os nutrientes podem voltar a ser absorvidos. Por isso é fundamental uma avaliação médica anual para verificar a deficiência de vitaminas, nem sempre o uso complementar precisa ser feito para o resto da vida.

Compulsão alimentar – Segundo o Dr. Caetano Marchesini, a compulsão alimentar não é uma contraindicação para fazer a cirurgia bariátrica. O que é fundamental, nestes casos, é tratar a compulsão antes da cirurgia e fazer acompanhamento para o resto da vida com nutricionista e, principalmente, psiquiatra.

Pré-operatório – A cirurgia bariátrica não trata a obesidade. A pessoa continua se comportando como obesa, por isso, ela precisa de um acompanhamento para a vida toda. É fundamental fazer uma avaliação psicológica, nutricional e endocrinológica, além dos exames de preparo.

Pós-operatório – Toda pessoa que faz bariátrica precisa tomar vitamina pelo menos no primeiro ano após a cirurgia. Para manter-se magro é preciso acompanhamento de nutricionista, preparador físico e psicólogo. É preciso fazer musculação para manter a massa magra, que geralmente é reduzida com o emagrecimento rápido. Uma dieta equilibrada é fundamental para que o emagrecimento seja saudável. 

As mulheres precisam ficar ainda mais atentas à deficiência de vitaminas porque há fatores fisiológicos que fazem com que elas percam mais nutrientes, como a menstruação. Envolver a família na mudança de hábitos alimentares ajuda a sustentar a perda de peso. As orientações médicas precisam ser seguidas à risca e as desculpas que vão surgir no meio do caminho para que a pessoa coma mais devem ser ignoradas.

Por que a bariátrica dá errado para algumas pessoas?
Entre os principais fatores estão os quadros psiquiátricos. Eles costumam já estar presentes antes mesma da cirurgia bariátrica e podem estar relacionados com a instalação e manutenção da obesidade pré-indicação de cirurgia.

Usualmente, pacientes que não obtiveram sucesso na perda de peso, não foram bem avaliados, diagnosticados e tratados como deveriam antes da cirurgia. Daí a importância de uma avaliação psiquiátrica adequada pré-operatória. As doenças psiquiátricas, de forma geral, não contraindicam a realização da cirurgia. O consenso geral é de que o adoecimento mental deverá ser tratado e estabilizado para que o indivíduo realize a cirurgia e garanta parte do sucesso operatório.

Além disso, uma vez diagnosticado, o tratamento deverá permanecer após a cirurgia, inclusive com o uso de medicamentos, pelo tempo que o psiquiatra achar necessário. Uma grande falha é que boa parte dos pacientes já estabilizados e "liberados" para realizarem a cirurgia, abandonam o tratamento precocemente, com recorrência dos sintomas e interrupção do processo de perda de peso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO