Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

Mofo pode ser combatido com atitudes simples no dia a dia

29.05.2016
11:24
FONTE: Doutíssima

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, dos Estados Unidos, mostra que crianças expostas a ele no primeiro ano de vida têm 2,6 vezes mais chances de desenvolver asma até os sete anos, se comparadas com aquelas que não tiveram contato nessa faixa etária.

Mas você sabe como, onde e por que ele aparece? Também conhecido como bolor, trata-se um tipo de fungo filamentoso que pode ser encontrado em qualquer lugar, inclusive na sua casa, basta que o local tenha a presença de umidade e oxigênio.

Aliás, não é ó a asma que esse fungo pode causar. Doenças como sinusite fúngica e pneumonite também entram na lista. Para a pneumologista Andrea Gimenez, o desenvolvimento de problemas relacionados à umidade e ao mofo depende de uma série de fatores.

Entre eles estão o tempo e extensão da exposição, a concentração de microorganismos ambientais, a suscetibilidade individual, as doenças de base e a imunidade naquele momento específico.

Como evitar o mofo em casa
Para evitar problemas de saúde com essa espécie de fungo, você pode começar aumentando a ventilação do ambiente, reparar vazamentos, rachaduras e infiltrações. Tudo para diminuir a umidade no local.

Andrea também indica o vinagre como uma alternativa para limpar as áreas já afetadas pelo mofo. É importante manter a mobília afastada da parede. No caso dos armários embutidos, a recomendação é colocar placas de isopor na parte traseira.

“Caso todas as medidas tenham sido tomadas, mas o mofo continue a aparecer, uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, pode resolver o problema. Deve-se lavar a parede e enxaguar com pano úmido e esperar secar”, recomenda a pneumonologista. 

Confira como produzir um spray para eliminar o mofo
A aromaterapeuta Sâmia Maluf ensina a preparar um spray que deve ser usado em cortinas e áreas úmidas da casa. O objetivo é desinfetar e deixar a sua casa livre do mofo mesmo nas épocas mais críticas.

Ingredientes
90 ml de água
5 colheres de sopa de vinagre branco
40 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia)
30 gotas de de óleo essencial de Gerânio (Pelargonium graveolens)
40 gotas de óleo essencial de Palmarosa (Cymbopogon martini)

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes em um frasco com spray. Antes de usar, é preciso agitar bem,  para misturar os óleos essenciais. O produto pode ser aplicado em ralos, banheiros, telas de janelas e outros locais da casa com umidade.

As roupas também merecem atenção para evitar esse problema. A forma como guarda suas peças é essencial para evitar a proliferação de fungos. Por isso,  quando for guardar edredons, cobertores e até travesseiros no armário, é recomendado lavar e usar sacos ou capas. Também vale deixar a casa bem arejada e os armários com as portas abertas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO