Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Homens seguem com medo de procurar o médico

26.09.2016
10:17
FONTE: ANDRÉ BIERNATH

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Entra ano, sai ano, a história não muda. Ainda existe uma série de barreiras que impedem os homens de marcarem consultas médicas e cuidarem melhor da própria saúde. Um estudo da Faculdade de Medicina de Marília, no estado de São Paulo, corrobora com essa triste realidade. Mais de 290 indivíduos com idades entre 20 e 65 anos se prontificaram a participar de uma entrevista conduzida por um time de cientistas, que faziam perguntas gerais sobre os hábitos de vida. Aí começou o show de horrores: 41% daqueles que declararam ter hipertensão estavam com a pressão elevada no momento em que respondiam às questões. E olha que 84% dizia que tomava remédio para controlar o aperto nos vasos sanguíneos.

As estatísticas, divulgadas no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que acontece na Costa do Sauípe, Bahia, ainda mostraram que metade dos participantes apresentava problemas com a balança e era sedentária. Pra piorar, 56% afirmaram que a percepção de saúde para eles era consultar um médico quando sentiam algum incômodo – e olha que 33% declararam ter medo de procurar a orientação no consultório ou no hospital por receio de receber um diagnóstico de doenças da pesada. Ora, na esmagadora maioria das vezes, a estratégia mais inteligente é flagrar a enfermidade logo cedo. O tratamento e a probabilidade de ficar bem serão muito maiores.

Para resolver os paradoxos do clube do Bolinha, o primeiro passo é encontrar um médico para chamar de seu e, claro, entender e introduzir na rotina o hábito de fazer uma visita a esse profissional para saber a quantas anda o organismo – como as mulheres costumam fazer com o ginecologista. Realizar consultas periódicas – e, se for o caso, passar por exames de checkup – é uma atitude essencial a todos aqueles que tem apreço pela própria saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO