Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Politica

Experimente ficar offline

23.02.2017
16:37
FONTE: Por Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  •  Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

O ano começou com a notícia de que na França, a partir de agora, ficar offline é um direito do trabalhador. O fato chamou atenção para o quanto nós não nos desconectamos do trabalho, mesmo nas pequenas atitudes diárias. Vemos e-mails, atendemos ligações, isso sem contar no quanto pensamos nas ações que podemos implementar ou como fazer para melhorar em alguma coisa. 


A principal questão em cima disso, na verdade, é que devíamos nos dar periodicamente um tempo de desconexão total. Não por bel prazer, mas por extrema necessidade. Os benefícios de ficar offline são muitos. 


Diversos estudos, entre eles um da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, apontam que celular e tablet são grandes vilões das nossas noites de sono. Deixar de usar esses aparelhos e ver televisão, por exemplo, podem ajudar a manter a média de duração do nosso sono dentro do ideal. 


Outro fator benéfico de desligar-se consiste em enxergar melhor as coisas. Imagine-se no calor da emoção, da pressão ou da tensão - em um dia no escritório ou muitas tarefas em casa. Com certeza você deixa passar muitas coisas importantes. Quando nos desligamos desses problemas e também dos gadgets, podemos refletir sobre as atitudes e/ou emoções pelos quais passamos. 


Quando você fica desconectado, consequentemente influencia na melhora do seu rendimento no trabalho. O celular, por exemplo, deixa de ser o estímulo constante dos seus pensamentos, e o seu cérebro fica livre para os mais diversos pensamentos. E é aí que ocorre o estímulo da sua criatividade. 


Mas como desconectar-se se a maioria de nós só tem um período de férias por ano, e às vezes ainda vai demorar para chegar? Não são necessárias férias para estar offline. Nem uma viagem pela Europa (que certamente renderiam muitas fotos e conexões em redes sociais) e nem dias isolado em um acampamento (embora isso ajudasse bastante). 


Você pode estar desligado da tecnologia e do trabalho tirando o seu final de semana para isso. Estabeleça a meta de ficar sem nada de eletrônico. Se julgar difícil demais, comece com metas mais realistas para você, de algumas horas, chegando a 24 horas e aí, quem sabe, dois dias inteiros. 


É bem provável que você volte com mais vontade para executar suas tarefas diárias, sugerir novas ideias e cumprir com suas metas e objetivos.


Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO