Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Como se preparar para o ENEM faltando apenas 30 dias

24.09.2016
08:17
FONTE: Rômulo Madureira | SEVEN PR

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Enem 2016

Muitos estão se perguntando se ainda há tempo de fazer mais alguma coisa ou como deve ser a rotina dos próximos dias para tirar o máximo proveito do tempinho que ainda resta.

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro e, no primeiro dia, será a vez das questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, serão as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Com o nervosismo aumentando, agora é a hora de mudar um pouco de hábito. O Stoodi, startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo, preparou algumas dicas para essa reta final:

Foque nas revisões
Agora não é mais tempo de aprender matérias novas. O importante nessa fase é focar na revisão do conteúdo e resolução de edições anteriores do exame. Assim, será mais fácil se familiarizar com a linguagem para conseguir um desempenho melhor no dia da prova.

Crie conexões entre diferentes matérias
Essa é uma das principais dicas para o vestibulando: faça conexões entre as matérias para entender como aquele assunto influencia em seu dia a dia. Por exemplo, na hora de escrever uma redação sobre a lei seca, lembre-se dos princípios biológicos de como o álcool reage no organismo humano. A partir desse ponto, faça um link e discuta as normas de convivência em sociedade, assim como os limites e o respeito pela liberdade. E por aí, vai...

Leia bastante para se atualizar
Com tanta coisa acontecendo nos cenários político, econômico e social, fica até difícil acompanhar tudo. Mas manter-se atualizado sobre o que acontece no mundo é muito importante. Você precisará dessas informações para resolver as questões de atualidades e para formar seu repertório de redação. Apresentar dados de fontes confiáveis é a forma mais simples de fundamentar uma opinião e sustentar um argumento.

Otimize seu tempo
Aproveite esse tempinho para dar uma olhada em alguma lacuna que possa ter ficado. Organize-se e veja qual a prioridade, nessa etapa, você já sabe melhor qual deve ser o assunto que precisa de um pouco mais de atenção.

Mantenha a calma e o foco
De nada adiantará o esforço de todo o tempo dedicado aos estudos se você entrar em desespero. Um psicológico equilibrado, com muita tranquilidade e confiança é diferencial na hora de realizar qualquer prova - principalmente no caso do Enem que requer muita concentração e interpretação de texto. Exercite-se e relaxe, mas mantendo o foco!

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO