Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

Como evitar os problemas de coluna em crianças

19.10.2016
08:08
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante a infância as crianças desenvolvem, pelo menos até os 12 anos de idade, toda cartilagem e musculatura dos pés. Nessa fase é importante que os pais fiquem de olho nas crianças e observem alguns detalhes como a postura na hora de sentar e até os calçados infantis, pois o sapato infantil errado pode prejudicar o desenvolvimento saudável dos pés e causar problemas graves de coluna que estará presente em toda vida adulta.

Um dos problemas mais comuns em crianças é a hiperlordose, que é o encurvamento da coluna na região lombar e quando a criança fica de lado dá a impressão do quadril empinado. Já a hipercifose é um problema que causa o encurvamento da região torácica, que causa a impressão de corcunda. 

Esses problemas na maioria dos casos são causados pela má postura e o tratamento envolve fisioterapia. Por isso é importante acostumar a criança com a postura correta desde pequenino.

Outro fator que pode levar a graves problemas é o uso do sapato infantil errado, pois além de comprometer o desenvolvimento dos pés, podem causar problemas na coluna e em toda parte ortopédica. Muitos pais apostam em calçados maiores ou até continuam usando números menores nas crianças que é um erro gravíssimo. O calçado precisa ser confortável e permitir a transpiração natural dos pés. A melhor escolha é optar pelos modelos anatômicos, pois se ajustam melhor aos pés dos pequenos.

É importante observar se a criança reclama de dores, se o calçado causa bolhas e alergias, nesses casos os pais devem suspender o uso do calçado e investigar se é a má qualidade do sapato ou algum problema no pé da criança.

Além da má postura e do calçado errado outro vilão que atinge os pequenos é a mochila. Durante a vida acadêmica é natural que as escolas ofereçam uma grande quantidade de livros e cadernos, porém jamais o pequeno deve carregar nos ombros - na mochila - mais do que 10% do seu peso. A solução é fazer uso da mochila de rodinhas e apostar em mochilas com um revestimento confortável, além disso, ela deve ter as alças curtas para que fique muito no início das costas e cause a hiperlordose.

Os problemas de coluna na infância podem ser evitados se os pais estiverem sempre atentos. Na maioria dos casos é possível prevenir, porém é importante lembrar que também podem acontecer por razões desconhecidas, por isso que é importante o acompanhamento do pediatra e ao notar qualquer deformidade procurar um especialista, pois muitos problemas identificados na infância podem ser resolvidos antes de chegar à vida adulta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO