Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Temer recebe credenciais de 11 embaixadores em ato no Planalto

27.10.2016
16:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da República, Michel Temer, recebeu nesta quinta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, as cartas credenciais de embaixadores de 11 países no Brasil: Alemanha, Belarus, Bélgica, Chipre, Guiana, Itália, Malauí, Nepal, Peru, Portugal e Romênia. O ministro das Relações, José Serra, acompanhou o presidente no ato.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o documento diplomático indica que o chefe de Estado do país de origem do embaixador o reconhece como seu representante oficial no Brasil.

Atos como o desta quinta costumavam ser realizados, no máximo, duas vezes por ano porque o Itamaraty costumava esperar um número grande de diplomatas a serem credenciados para promover o evento.

Desde que Temer assumiu a Presidência, em maio, ainda como interino, porém, essas cerimônias passaram a ocorrer com mais frequência. Somente nos últimos meses, foram pelo menos três atos desse tipo.

Os embaixadores que entregaram as credenciais a Temer nesta quinta são: Georg Witschel (Alemanha), Aleksander Tserkovsky (Belarus), Dirk Loncke (Bélgica), Haralambos Kafkarides (Chipre), George Wifred Talbot (Guiana), Antonio Bernardini (Itália), Brian Bowler (Malauí), Tara Prasad Pokharel (Nepal), Vicente Rojas Escalante (Peru), Jorge Tito Vasconcelos Nogueira Dias Cabral (Portugal) e Stefan Mera (Romênia).

Atuação dos diplomatas
Conforme explicou o Itamaraty, quando um embaixador chega ao Brasil, e não há previsão da cerimônia com o presidente da República, esse diplomata entrega uma cópia da carta credencial ao Ministério das Relações Exteriores, para poder atuar a partir deste momento.

Nesses casos, porém, diz o ministério, o diplomata não pode, por exemplo, participar de eventos oficiais nos quais o presidente brasileiro estiver presente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO