Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

PF desarticula organização criminosa que fraudava licitações no MS

21.03.2017
16:49
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal  e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram hoje (21/3) a Operação Licitante Fantasma, com o objetivo de desarticular organização criminosa que fraudava o sistema ComprasNet – pregão eletrônico da Administração Pública Federal – e também licitações presenciais, em Campo Grande/MS.

Cerca de 20 policiais federais dão cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão,  todos em Campo Grande/MS, com a participação de servidores da CGU.

Durante três anos de investigações, foram detectadas práticas criminosas efetuadas por um grupo de empresários organizados para fraudar, de forma sistemática, compras realizadas no sistema de pregão eletrônico federal (ComprasNet) e outros certames da Administração Pública, através de conluio para acertos de preço e fraudes nos lances efetuados nas licitações.

Em um dos casos investigados, detectou-se um ágio de 600%  sobre o valor unitário dos produtos adquiridos, por causa da intervenção da organização criminosa no certame. No caso de licitações, os valores oferecidos pelos vencedores eram previamente ajustados, em violação aos princípios regulamentadores das licitações públicas, impedindo a livre concorrência e causando prejuízos de grande monta ao erário.

*** O nome da operação – Licitante Fantasma – faz alusão ao fato de que algumas empresas que formalmente participavam das licitações e do sistema ComprasNet atuando como concorrentes, na verdade, pertenciam ao mesmo indivíduo e existiam apenas nos registros cartorários e não de fato.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO