Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

PF busca provas de propinas pagas a membros de CPMI

05.12.2016
17:39
FONTE: Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e Receita Federal do Brasil, deflagrou hoje (5/12) a Operação Deflexão, que tem como objetivo o cumprimento de mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal, referentes ao inquérito 4261 instaurado no âmbito da Operação Lava Jato.

Estão sendo cumpridos nove mandados judiciais em Brasília/DF, na Paraíba e no Rio Grande do Sul, em endereços pessoais, funcionais e empresariais relacionados a um deputado federal e a um ministro do Tribunal de Contas da União, respectivamente relator e presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobrás, instalada em 2014.

O inquérito apura se parlamentares teriam solicitado a empresários contribuição financeira para que não fossem convocados a prestar depoimento na CPMI. Os executivos afirmam ter repassado valores superiores a R$ 5 milhões para evitar retaliações e contribuir com campanhas eleitorais.

O nome da operação faz referência ao verbo defletir, que significa provocar mudança ou alteração no posicionamento normal de algo. Uma alusão ao fato de que, mediante propina, empreiteiros investigados passaram à condição de blindados de uma eventual responsabilização.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO