Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Petistas no conselho se reúnem para definir voto em processo de Cunha

01.12.2015
15:19
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os três deputados do PT no Conselho de Ética se reúnem no início da tarde desta terça-feira (1º) para decidir qual será o posicionamento do partido em relação à continuação das investigações sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no colegiado.

O parecer preliminar do relator, Fausto Pinato (PRB-SP), pelo prosseguimento do processo, deve ser votado a partir das 14h30 desta terça no colegiado.

Cunha é acusado de não declarar contas secretas no exterior e de mentir em depoimento à CPI da Petrobras sobre a existência delas. Documentos do Ministério Público da Suíça, porém, ligam o presidente da Câmara a contas naquela país europeu. Ele nega ser o dono, mas apenas ter o usufruto dos ativos.

Segundo o deputado Zé Geraldo (PT-PA), um dos integrantes petistas no conselho, o objetivo da reunião com os demais membros do PT no conselho é tirar "uma posição unificada, seja contra ou a favor de Cunha".

Embora o vice-líder do governo na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), e o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), integrante do conselho, já tivessem sinalizado publicamente que iriam votar a favor do parecer de Pinato, eles poderão rever os votos na reunião para poupar o governo.

Zé Geraldo reconheceu que o cenário político será levado em conta e admitiu que "tudo vai ser botado na balança". Nos bastidores, Cunha tem pressionado o PT com a possibilidade de abertura de um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Estamos construindo a partir de uma reflexão de todo o cenário atual da toda conjuntura política, da fragilidade hoje da Câmara e do Senado, tudo vai ser botado na balança, precisamos pensar no Brasil", afirmou o petista.

O deputado ponderou, no entanto, que um voto a favor do Cunha poderá gerar um desgaste diante da opinião pública. "Claro que tem. Naturalmente, é um debate complexo", afirmou.

Ele negou estar sofrendo pressão por parte da cúpula do partido, mas disse que os três seguirão alinhados com o governo. "Não recebemos nenhuma orientação nem do partido. O governo tem a sua reflexão que é a nossa", disse.

Placar

Segundo cálculos do líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), o placar no Conselho de Ética está empatado e os votos dos três deputados do PT devem definir se o processo terá continuidade ou não.

Ele afirmou que o partido tomará medidas na Câmara caso o parecer preliminar seja rejeitado pelo colegiado.

"Esperamos que o processo siga e tramite normalmente. Qualquer decisão em outro sentido nos obrigará a recorrer ao plenário da Câmara. Vamos ver como o PT vai se comportar. O noticiário fala em barganha que envolve a salvação de Cunha em troca da não abertura de processo de impeachment contra Dilma. Estamos atentos a tudo isso", disse Bueno.

"Se for usada qualquer chicana, qualquer medida não prevista em nosso regimento, vamos ter que recorrer externamente, como no Supremo Tribunal Federal", completou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO