Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Iraque declara retomada completa de Fallujah do Estado Islâmico

26.06.2016
10:21
FONTE: Do G1, em São Paulo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Forças antiterroristas iraquianas na cidade de Fallujah em foto de 22 de junho

As forças iraquianas retomaram neste domingo (26) o último distrito de Fallujah, um dos principais redutos do Estado Islâmico no país. O comando geral da operação declarou o fim do confronto na cidade que fica a apenas a 50 km de Bagdá - cerca de uma hora de viagem de carro.

Haider al-Abadi, primeiro-ministro iraquiano, já havia clamado vitória do governo há uma semana, mas os confrontos continuaram a ocorrer dentro da cidade, no distrito de Golan.

"Anunciamos deste local, no centro do distrito de Golan, que ele está livre do terrorismo e a boa notícia aos iraquianos de que a batalha de Fallujah terminou", afirmou o tenente-general Abdul Wahab al-Saidi, em pronunciamento na TV estatal.

Ao menos 1,8 mil militantes foram mortos na retomada de Fallujah, segundo o oficial.

O Estado Islâmico controlada a cidade desde janeiro de 2014 e a ofensiva começou há mais de um mês, em 23 de maio. Mais de 30 mil civis fugiram de Fallujah em apenas três dias, na semana passada, segundo o Conselho Norueguês de Refugiados (NRC).

As forças antiterroristas do país haviam retomado o prédio do governo municipal de Fallujah há nove dias. O complexo reconquistado abrigava o conselho local e as instalações das forças de segurança.

Desastre humanitário

Antes da ofensiva, milhares de civis se viram presos na cidade, reduto extremista que estava sob cerco das forças iraquianas há meses, e eram por vezes utilizados como escudos humanos pelo Estado Islâmico.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estimou há dez dias em 48 mil o número de pessoas que fugiu de suas casas, principalmente na periferia da cidade. Mas o EI impedia a fuga deles com bombas às margens das estradas e homens armados. Dezenas de civis foram mortos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO