Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Comissário da UE afirma no Rio que deseja restaurar confiança na carne brasileira

27.03.2017
15:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O comissário da União Europeia, Vytenis Andriukaitis, se reuniu com a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade
O comissário da União Europeia para assuntos de saúde e segurança de alimentos está no Rio de Janeiro. Na manhã desta segunda-feira (27), Vytenis Andriukaitis se reuniu com a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade. Ele afirmou que a União Europeia quer ajudar o país a restaurar a confiança na carne brasileira.

Ele se referiu à Operação Carne Fraca como o “escândalo da carne” e afirmou que vai aproveitar a visita ao Brasil para conversar com as autoridades brasileiras e discutir em detalhes a situação da carne que é exportada para a União Europeia.

O comissário afirmou ainda que pretende ajudar o Brasil no desafio de restaurar a credibilidade diante do mercado internacional. Mas ele afirmou que, para isso, o país teria que ajudar a agir nesse sentido. Ele não mencionou quais medidas seriam necessárias, mas destacou que vai discutir o assunto em uma reunião com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em Brasília, na terça-feira (28).

Deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março, a operação investigou o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização. Ao todo, 33 servidores da pasta foram suspensos e 21 frigoríficos, investigados.

Desde que a operação foi deflagrada, diversos países, como a China, Hong Kong, Japão, Suíça e México anunciaram embargo à carne brasileira, seja de maneira geral ou somente às carnes produzidas pelos frigoríficos investigados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO