Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Título de Utilidade Pública permite São Lucas captar recursos de doações do IR

01.04.2015
14:58
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Hospital São Lucas

Foi publicado na edição do dia 30 do Diário Oficial da União, a Portaria do Ministério da Justiça que reconhece a Fundação Luverdense de Saúde como de Utilidade Pública Federal. Esse é o terceiro título auferido à instituição mantenedora do Hospital São Lucas. Antes, ela havia obtido o status de entidade filantrópica e adesão do Pro Sus, um programa de recuperação fiscal destinado a entidades filantrópicas com dificuldades financeiras. Com os títulos conseguidos, a FLS espera captar os recursos necessários para dar sequencia aos projetos de melhoria e ampliação do São Lucas, já em andamento.
 
Hoje pela manhã, membros das diretorias do São Lucas e da FLS se reuniram e falaram à imprensa sobre os reflexos dessas conquistas. O presidente da Fundação, Nelso Bordignon, destacou o empenho dos atuais e antigos membros da FLS e do Executivo Municipal. “Significa grande conquista da comunidade de Lucas do Rio Verde. Quero remeter isso a todos aqueles que trabalharam, não vou nominar ninguém. Como um colaborador, voluntário aqui na Fundação me sinto muito orgulhoso em poder anunciar isso”, pontuou.
 
Bordignon citou que o hospital São Lucas esta livre de qualquer ingerência para conseguir captar recursos. Ele disse que a fundação deve desenvolver um programa para orientar a sociedade sobre as formas de colaborar.

 “Em programas, em ajuda e investimentos, em melhoria do hospital e isso é que está sempre na boca de todo mundo, que é o que se pode deduzir em imposto de renda pessoa física ou pessoa juridica em benefício do hospital”, ressaltou o presidente da fundação, citando que o hospital está sendo ampliado e o reconhecimento como de Utilidade Pública Federal ocorre num momento positivo.
 
Filantropia

O reconhecimento de entidade filantrópica, ocorrido em março do ano passado, isenta o São Lucas do pagamento de alguns impostos. Por outro lado, o hospital tem como responsabilidade manter 60% do atendimento a pacientes do SUS para manter o reconhecimento.
 
Pro SUS

O programa de apoio do governo federal ajuda entidades filantrópicas com a anistia de dívidas tributárias e previdenciária. Através do Pro SUS, o hospital assume o pagamento dos valores em 180 meses. Cada valor retido é descontado da dívida existente.
 
UPF

O reconhecimento ocorrido na segunda-feir, 30, com a publicação da portaria no Diário Oficial da União permite que as empresas com lucro real presumido destine 1% do lucro obtido. As pessoas físicas podem doar 3% no ano fiscal vigente. As pessoas que ainda não declararam o IRPF podem destinar esse índice para a fundação.
 
Cópia da publicação do DOU de 30 de março de 2015

PORTARIA N° 174, DE 26 DE MARÇO DE 2015

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, usando da competência que lhe foi delegada pelo art. 1º do Decreto no 3.415, de 19 de abril de 2000, e com base no disposto na Lei no 91, de 28 de agosto de 1935, regulamentada pelo Decreto no 50.517, de 02 de maio de 1961, resolve:

Art. 1o Declarar de Utilidade Pública Federal a FUNDAÇÃO LUVERDENSE DE SAÚDE, com sede na cidade de Lucas do Rio Verde, Estado de Mato Grosso, registrada no CNPJ sob o no 03.178.170/0001-59 (Processo MJ no 08071.026299/2014-12).

Art. 2o A entidade de que trata esta Portaria fica obrigada a apresentar ao Ministério da Justiça, até o dia 30 de abril de cada ano, relatório circunstanciado dos serviços que houver prestado à coletividade no ano anterior, devidamente acompanhado do demonstrativo da receita e da despesa realizada no período, ainda que não tenha sido subvencionada, conforme preceituam os arts. 5o do Decreto no 50.517, de 1961, e 4o da Lei no 91, de 1935.

Art. 3o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ EDUARDO CARDOZO

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO