Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

SUS vai oferecer vacina contra heptatite A para crianças

29.07.2014
18:32
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Ministério da Saúde passa a oferecer vacina contra Hepatite A para crianças na faixa etária de um até dois anos incompletos. A vacina vai fazer parte do calendário básico de imunização da criança. Para o estado de Mato Grosso, o Ministério da Saúde já disponibilizou 17 mil doses de um total de 21 mil necessárias para a primeira etapa, que estará disponível em todos os postos de saúde da rede SUS no dia 18 de agosto. A meta de Mato Grosso é imunizar 95% do total de 51.254 crianças em todo estado. 
  
O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar gradativamente toda a população. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença no país para definir a inclusão, ou não, de uma segunda dose no calendário da criança. A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. 
   
Sobre a doença - A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil estima-se que ocorram, por ano, 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. 
      
A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO