Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

SisconDJ permite consulta virtual de dados

29.07.2016
12:23
FONTE: Mariana Vianna | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) tem se utilizado cada vez mais de recursos tecnológicos para oferecer conforto e celeridade aos operadores do Direito na hora de recorrer à Justiça. Recentemente o Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ) desenvolveu uma ferramenta que vem ao encontro dessa premissa, ao permitir que os advogados acessem virtualmente os alvarás, extratos dos depósitos judicias e pagamentos realizados, por meio de um relatório integrado ao sistema.  
 
A ferramenta atende a um pedido feito pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), devido ao grande volume de solicitações por parte dos seus profissionais para facilitar a devida identificação. Para que essa ferramenta chegue ao conhecimento de todas as comarcas, o Departamento de Depósitos Judiciais do TJMT expediu um ofício circular orientando todos os gestores a proceder ao preenchimento do campo ‘advogado companheiro’ no Sistema de Controle.
 
A diretora do Departamento de Depósitos Judiciais do TJMT, Cláudia Regina Dias Amorim, explica que a inciativa faz parte de uma ação do Tribunal de Justiça em parceria com o Banco do Brasil e traz vantagens como agilidade em todo trâmite e economia de tempo, papel e telefone, resultando numa melhor prestação jurisdicional.
 
“Os advogados perdem tempo para entrar em contato conosco para obter estas informações, enquanto já existe uma ferramenta implantada no SisconDJ que permite a consulta do comprovante de pagamento do alvará pela internet, de forma rápida e fácil. Hoje expedimos uma média de 500 alvarás por dia e o fluxo intenso de ligações acaba prejudicando a rotina dos servidores”, diz. 
 
A diretora ressalta ainda que antes da instalação da ferramenta, o trâmite demorava cerca de três a quatro dias, dependendo do volume da demanda, visto que era feito tudo de forma manual e física. Hoje o tempo de espera é de aproximadamente 48 horas, garantindo economia de papel e agilidade no procedimento.  
 
Como fazer - A partir do momento em que o gestor da unidade judiciária insere o CPF no alvará, já é possível rastrear todos esses documentos que foram expedidos por meio do SisconDJ. O site do Banco do Brasil também permite o acesso ao comprovante com o valor e a data que foram feitos os créditos. Lembrando que para expedir o alvará é necessária a inserção do CPF do advogado e do número da conta judicial.  
 
O SisconDJ está localizado no Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br), no canto esquerdo, abaixo do menu horizontal. Para acessar clique em ‘Depósitos Judiciais’ que aparecerá a aba ‘SisconDJ’, onde a guia poderá ser emitida para pagamento. O acesso para consultar o extrato de pagamento do alvará é feito pelo site do Banco do Brasil (www.bb.com.br). O mesmo só pode ser consultado mediante informação da ‘conta judicial’, disponível no sistema SisconDJ, por meio de cadastramento do advogado ao processo, como já ocorre cotidianamente.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO