Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sinop capacita novos conciliadores e mediadores

29.09.2016
16:23
FONTE: Mára Santos | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Fórum da Comarca de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) está capacitando 31 pessoas para atuarem como conciliadores e mediadores. A capacitação faz parte do curso ‘Técnicas de Mediação e Conciliação’ e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
De acordo com a diretora do Fórum, juíza Débora Roberta Paim Caldas, o conteúdo foi dividido entre teoria e prática, oportunizando aos participantes sessões simuladas, nas quais poderão vivenciar o conhecimento teórico. As aulas são ministradas pelas instrutoras Valéria Martins Vieira e Claudete Pinheiro Silva.
 
“A conciliação e a mediação são reconhecidas pela Resolução 125/2010 do CNJ como meios adequados de solução de conflitos, com a ajuda de um terceiro facilitador do diálogo entre as partes, com uso de técnicas desenvolvidas e estudadas há anos em muitos países”, destaca a juíza.
 
Em Sinop esses métodos vêm sendo aplicados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) desde 2013, sob a coordenação da juíza.
 
Ainda segundo a diretora do Fórum, além das técnicas de conciliação e mediação, o Cejusc de Sinop também disponibiliza outras ferramentas voltadas à solução adequada dos conflitos, sendo a Oficina de Pais e Filhos (voltado ao combate à alienação parental – em parceria com a UNIC/Sinop), o Projeto “Olhar Sistêmico”, com o uso da técnica das constelações familiares (método psicoterapêutico, de abordagem sistêmica fenomenológica, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger), os grupos de atendimentos às vítimas e ofensores da Lei Maria da Penha (em parceria com a Faculdade FASIP) e, ainda, um setor de Cidadania para orientar a população.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO