Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Sicredi Ouro Verde lança programa para incentivar recuperação de nascentes

22.03.2017
15:36
FONTE: Camila Carpenedo | Assessoria de Imprensa - Sicredi Ouro Verde MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Agência Sicredi Ouro Verde MT

    Unidade localizada na avenida Paraná.

A Sicredi Ouro Verde MT lançou nesta quarta-feira, dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, um programa para incentivar a recuperação de nascentes em propriedades rurais dos 15 municípios em que está presente. Por meio da iniciativa, a cooperativa fortalece a sua atuação junto à comunidade, apoiando a sustentabilidade.  

“Nós acreditamos que isso vem ao encontro do que o mundo precisa, cada vez mais, de buscar o tripé da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, destaca o diretor executivo da cooperativa de crédito, Valmir Galhardo. 

Desenvolvido pelo Sicredi em Mato Grosso desde 2012, o programa já recuperou 54 nascentes em todo o estado, com o plantio de cerca de 70 mil mudas. A importância do programa já foi reconhecida em prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Acir de Responsabilidade Ambiental, em 2013, o Prêmio WYCUP Austrália, o Prêmio Benchmarking Brasil e o Prêmio Concred Verde, todos em 2014. 

Na área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT, o programa funcionará da seguinte forma: o produtor rural, associado à cooperativa, manifesta a sua intenção de recuperar uma nascente protocolando seu pedido junto ao Sicredi. A cooperativa, então, viabiliza recursos para que o associado possa providenciar a estrutura para proteger as plantas e irrigar as mudas das árvores. As mudas, que serão utilizadas para o trabalho de recuperação, serão doadas pela cooperativa, que também será responsável por engajar a equipe que fará o plantio, entre colaboradores da instituição e a comunidade.

“Além da parceria para disponibilizarmos as mudas, nós temos linhas de crédito disponíveis com juros acessíveis para esta modalidade, então o associado faz a sua inscrição, apresenta o projeto e nós damos o incentivo para ele fazer o trabalho”, explica Valmir. 

A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Ação Verde, que, além de fornecer as mudas, também faz um trabalho de orientação técnica, definindo as espécies adequadas para cada região. Além de promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, o programa tem o objetivo de regularizar o volume de água nas nascentes e incentivar o voluntariado para o plantio das mudas. “Nossa ideia é mobilizar cada vez mais pessoas para esta cultura da sustentabilidade, tão importante neste mundo em que vivemos”, ressalta o diretor executivo. 

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.  Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.   

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO