Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sicredi leva cooperativismo e cidadania a crianças e adolescentes

23.06.2016
18:06
FONTE: Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“A educação pode ser libertadora e transforma a realidade das pessoas”. São frases inspiradoras como a de Márcio Andrade Batista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Barra do Garças), que estimulam, motivam os jovens e resultam em melhoria na qualidade de ensino. Márcio Andrade foi um dos palestrantes do 5º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida (PUFV), promovido pela Central Sicredi Centro Norte. O evento, que celebra 21 anos do programa social, acontece em Cuiabá (MT) e reúne dezenas de educadores, secretários municipais de educação e apoiadores.

O mestre em engenharia química é um exemplo de agente transformador. Ele foi o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel da Educação por desenvolver pesquisas com a castanha cumbaru, fruto típico do cerrado mato-grossense. Sob o tema "Inovação, Empreendedorismo e educação como agentes de transformação social", Márcio Andrade explicou a importância do empreendedorismo. “O conceito de empreendedorismo, por si só, já estabelece para o indivíduo uma meta, um objetivo a ser alcançado. Garante o desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores e, consequentemente, o empoderamento de pessoas, de cidadãos”, enfatizou o professor durante sua apresentação em Cuiabá.

Os bons exemplos adotados pela Escola de Ensino Fundamental Miguel Antonio de Lemos, localizada em Pedra Branca, no sertão do Ceará, também garantem mudanças na vida de jovens e adolescentes. A escola, com 180 alunos e coordenada pelo professor Amaral Barbosa de Lima, tem um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil, com nota 8,9 para o 9º ano.

Durante a apresentação do painel “A escola que faz a diferença”, os professores Amaral Barbosa de Lima e Giliard Barbosa Ferreira contaram um pouco sobre as ações que desenvolvem na comunidade escolar do Ceará. “Nosso objetivo é desenvolver uma gestão educacional de qualidade, sendo a mesma capaz de contribuir para a vida das pessoas e formar alunos críticos”, destacou o professor Amaral.
O Programa - O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi no Brasil, com intuito de promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes criam ideias, compartilham, promovem a pesquisa e o debate e deixam o papel de receptores de conhecimento para tornarem-se protagonistas do processo de aprendizagem. Somente em Mato Grosso são cerca de 68 mil estudantes atendidos em 22 municípios, numa rede que envolve a cooperação direta de 195 escolas públicas e privadas, 3.624 educadores e dezenas de apoiadores, incluindo 45 empresas.

Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, é fundamental apoiar iniciativas que visam o desenvolvimento do cooperativismo e que disseminem seus princípios e valores junto à comunidade. “As ações de educação e cooperativismo são importantes agentes para a formação do cidadão e resultam, em curto e longo prazos, na melhoria das condições de vida das pessoas e na preservação dos recursos naturais. Estes resultados são possíveis em razão de uma mudança de consciência que faz com que entendamos o real valor da intercooperação”, enfatiza.

Gerente de Educação Cooperativa da Fundação Sicredi, Marcos Alexandre Schwingel, reafirma a importância do programa A União Faz a Vida para a construção, já no presente, de cidadãos mais engajados em suas respectivas comunidades. Ele cita que pesquisa científica elaborada pela fundação junto a 30 mil crianças e adolescentes de diferentes pontos do país apontou para questões críticas, como a falta de acreditação junto a valores e instrumentos como a justiça. "Isso nos aciona o alerta para questões fundamentais no Brasil. Ao nos inspirarmos nesses dados, experiências, metodologias e nos princípios do cooperativismo, temos elementos para contribuir para a formação de pessoas mais humanas, mais colaborativas e mais engajadas socialmente.”

O 5º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida se encerra hoje, em Cuiabá. Na Capital, atualmente, quatro escolas já contam com atividades da iniciativa de responsabilidade social junto a seus professores e alunos. Outras cinco unidades de ensino estão no processo de formação. Mais informações no www.doefundacao.sicredi.com.br.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO