Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Semana do Autismo, apresentada por Lilo Pinheiro, é bem vista pela AMA

19.04.2015
04:22
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Associação de Amigos do Autista de Cuiabá – AMA, aprova a iniciativa do vereador Lilo Pinheiro – PRP, de apresentar no dia 31 do ultimo mês, um projeto de lei que inclui no calendário oficial a Semana de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo. O objetivo principal da data é levar à reflexão, para conscientização sobre os problemas enfrentados e repensar posturas e conceitos pré-ditados pela sociedade mal informada.
 
O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, já é reconhecido pela Organização das Nações Unidas. “O que se faz necessário agora, é que as pessoas mudem seus conceitos sobre o autismo, através desta semana municipal de conscientização, entendendo que os portadores podem sim interagir com o próximo, comunicar com seus sentimentos e demonstrar afeto. Eles precisam apenas é de um ambiente que os estimule e de pessoas que permitam essa possibilidade de comunicação”, diz o parlamentar.
 
Conforme informação da Associação dos Amigos Autistas de Cuiabá há uma estimativa de 30 mil autistas no Estado. Com isso, cresce a preocupação em conscientizar e informar cada vez mais as pessoas.
 
Segundo o presidente da AMA, João Capistrano, que também é pai de um autista, ainda há muita gente que acha que criança autista é mal-educada e que não é capaz de aprender, o que não é verdade. Com o diagnóstico definido, é possível iniciar um tratamento adequado, por meio de terapias diversas, e avançar bastante. “Tudo o que vem trazer beneficio a qualquer nível é bem vindo, é aplaudido pelos pais. Gostaríamos que a cor azul, que é a cor símbolo do autismo, dominasse as paredes da Câmara Municipal de Cuiabá. Hoje, graças à mídia, a população tem muito mais domínio de informação sobre a doença, então, através de ações como esta, conseguimos levar informação ao público de forma a diminuir o preconceito contra os portadores”, diz João.
 
A data foi instituída pela ONU em 2007, e o primeiro evento realizado em 2011, no Brasil, foi comemorado com o acendimento de luzes azuis em alguns monumentos, dentre eles o Cristo Redentor.
 
Capistrano enfatiza a importância que o reconhecimento da data, ela ONU, provocou a nível mundial. “Essa data foi tão importante que o próprio palácio de Buckingham, em Londres, foi iluminado com a cor azul. Então, o mundo esta tomando conhecimento, essas pessoas de alguma forma estão se informando cada vez mais, e até descobrindo que dá pra trazer os autistas de volta, com o tratamento correto e com muito apoio e carinho da família”, enfatiza Capistrano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO