Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Sem médico, 500 mulheres aguardam para laqueadura em cidade de MT

21.11.2014
18:27
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em Tangará da Serra, município a 242 km de Cuiabá, muitas mulheres aguardam há pelo menos um ano na fila para fazer a cirurgia de laqueadura pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema é que o procedimento não está mais sendo realizado na cidade e elas estão tendo que recorrer a hospitais em municípios vizinhos. Ao menos 500 mulheres estão na fila aguardando a cirurgia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A laqueadura não é realizada nos hospitais de Tangará da Serra  pelo SUS desde 2013. De acordo com a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, um dos motivos é a falta de médico obstetra na cidade. “Nós não tínhamos a viabilidade desde o ano passado de obstetra atendendo na nossa rede. Então, não tínhamos esse profissional para fazer as avaliações e também não tínhamos nenhum hospital que fazia esse tipo de cirurgia, que é a laqueadura”, explicou a secretária.

Apenas hospitais particulares estão realizando o procedimento. De acordo com Rodrigues, as cirurgias pelo SUS devem voltar a ser realizadas em Tangará da Serra, em um hospital particular. Porém, ainda não está prevista a quantidade de operações que devem ser agendadas mensalmente. “Na próxima semana, vamos retomar o processo das cirurgias de laqueaduras pendentes junto com a equipe multifuncional”, declarou  a secretária.

O SUS paga aproximadamente R$ 400 por esse tipo de procedimento, sendo que na rede privada o valor cobrado é de R$ 5 mil por cada cirurgia. No Brasil, a lei permite que mulheres acima de 25 anos e com dois filhos possam fazer a cirurgia. Após ter problemas com anticoncepcional, a dona de casa Marinei Rosa da Silva, de 34 anos, conta que entrou na fila há um ano para fazer a laqueadura.

“Tenho muita dor no estômago e azia. Aí preferi fazer a laqueadura. Muitas mulheres, como eu, necessitam fazer, mas nem todas têm condições de fazer particular. Então, temos que aguardar pelo SUS”, declarou a dona de casa que tem quatro filhos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO