Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Segurança realiza mega operação na cidade de Sorriso

28.07.2014
16:50
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), encerrou neste domingo (27.07), no município de Sorriso, a operação integrada “Tolerância Zero”. Na operação foram realizados bloqueios, abordagens em pontos críticos e fiscalizações em estabelecimentos comerciais visando reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população na região. 
  
Durante os três dias de operação foram registradas 58 ocorrências, sendo 49 porções de pasta base de cocaína e duas de maconha apreendidas, cinco ocorrências de crimes ambiental, 1 roubo, 1 porte ilegal de arma, 1 moto apreendida produto de receptação e duas ocorrências de direção perigosa. 
  
Conforme o comandante regional da Polícia Militar, coronel BM Celso Herinque Souza Barboza, novas operações poderão ser realizadas ao longo do ano. “Os setores de Inteligência das polícias Civil e Militar nos darão aparato para o policiamento ostensivo para continuarmos os trabalhos de prevenção das ações de criminosos e garantir a segurança pública no município”, disse. 
  
Outro destaque da ação na cidade de Sorriso foram as blitzes da operação Lei Seca, que visam coibir a ingestão de bebida alcoólica por condutores quando estiverem na direção de veículos automotores, evitando acidentes causados por embriaguez. Essa foi a primeira vez que a blitz foi realizada em um município do interior do estado. 
  
As blitzes da Lei Seca resultaram na confecção de 41 ocorrências de embriaguez ao volante , 23 Carteiras de Habilitação (CNHs) foram apreendidas, 162 notificações de trânsito, 93 apreensões e 78 pessoas foram conduzidas por alguma irregularidade no trânsito. 
  
De acordo com o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito de Cuiabá, Christian Alessandro Cabral, o objetivo é interiorizar a Lei Seca. “O objetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é interiorizar o projeto levando os benefícios que a campanha tem alcançado que são a redução dos acidentes e o aumento da sensação de tranquilidade da população, que poderá circular com segurança pelas ruas da cidade”, falou. 
  
Segundo o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Estadual, tenente-coronel BM Átila Wanderley da Silva, a operação foi resultado de uma audiência pública realizada na cidade. “O que há de melhor na segurança pública estadual esteve em Sorriso dando apoio local às unidades de Polícia Civil e Militar para aumentar a ostensividade na região”, disse. 
  
O tenente-coronel explicou que os trabalhos da operação iniciaram há mais de 60 dias com os levantamentos feitos pela área de inteligência policial e a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, através do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal. Foram vistoriados 40 estabelecimentos comerciais e 22 estavam em situação irregular. 
  
“Orientamos os proprietários sobre a regularização do estabelecimento na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros para que obtenha o Alvará Contra Incêndio e Pânico que é importante para garantir a segurança dos clientes que estão nos locais”, disse. 
  
Os locais irregulares foram notificados pelas instituições que determinou o prazo de 30 dias para regulação, de acordo com a legislação. Caso o proprietário não cumpra a determinação, ele ser punido com multa ou a interdição do local.  
  
Para o morador da cidade de Sorriso, Lucas Astun, a operação é válida visto que está ocorrendo muitos roubos e a criminalidade praticada por menores na região aumentou bastante. “É importante para inibir esse tipo de ocorrência e a população perceber que pode contar com o apoio da segurança pública”, destacou. 
  
O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, considerou o resultado da operação surpreendente. “A prefeitura deu todo o suporte para que esse momento acontecesse, e a operação integrada foi um sucesso”. 
  
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, disse que operações como essa serão realizadas em outros municípios. “A operação integrada é uma ação que já é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no estado. Tivemos uma grande oportunidade de realizar esse tipo de trabalho durante a Copa do Mundo, quando reunimos as forças do Estado e da União. Nosso objetivo é continuar com esse tipo de atividade em outros locais para tirar de circulação os criminosos, reduzir os índices de criminalidade, melhorar a qualidade do trabalho prestado pela segurança pública e trazer tranquilidade para os moradores”, falou. 
  
Participaram da operação integrada a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Vara da Infância e Juventude, Prefeitura de Sorriso, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conselho Tutelar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO