Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Seduc promove capacitação sobre alimentação escolar

23.04.2015
16:25
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta quinta-feira (23.04), em Cuiabá, a capacitação com diretores, tesoureiros e presidentes de Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCEs), vinculados com a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é esclarecer toda a sistemática de funcionamento, desde o recebimento dos recursos até a oferta de alimentos para os alunos e prestação de contas. 

A primeira etapa, que ocorre entre hoje e amanhã (24.04), no auditório da Seduc, é direcionada aos responsáveis por acompanhar a execução do programa em creches, pré-escolas e escolas da rede estadual, de todos os níveis pedagógicos, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA), instaladas na capital. Nos dias 28 e 29 será a vez dos profissionais das unidades de Várzea Grande. 

De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar (CAE) da Seduc, Fátima Rosana, ao todo, cerca de 370 gestores receberão treinamento sobre controle social, compras, aspectos nutricionais, elaboração, organização do cardápio compatível com os recursos. ”Um dos principais enfoques da ação é a prestação de contas, que deve ser realizada de forma correta e no prazo determinado”, destaca, explicando que os recursos para o ano letivo devem ser executados até 31 de dezembro e a prestação de contas encaminhada à CAE/Seduc até 31 de janeiro do ano seguinte. 

As ações continuam a partir de maio, respeitando o calendário da coordenadoria da Seduc, nos principais polos de Mato Grosso. “A merenda escolar contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis. É dever da escola desenvolver ações de educação alimentar e nutricionais e ofertar refeições que cubram as necessidades nutricionais do aluno, durante o período letivo”, finaliza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO