Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Secretário convoca municípios para combater hanseníase

03.09.2015
07:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Aproveitando a participação dos gestores municipais no 32º Encontro Mato-grossense de Prefeitos que acontece na Associação dos Municípios (AMM), o secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertulio das Neves, destacou nesta quarta-feira (02.09), a importância do Termo de Compromisso para Enfrentamento da Hanseníase. 

Bertulio lembrou que no dia 24 de agosto o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em Cuiabá, ocasião em que o Estado anunciou investimento de R$ 14 milhões para o Plano de Enfrentamento à Hanseníase nos próximos quatro anos. Lembrou ainda, que 42 dos 141 municípios mato-grossenses não assinaram o termo de compromisso. “Não poderia perder a oportunidade de mais uma vez convocar nossos gestores municipais a abraçarem a causa. Mato Grosso ocupa o primeiro lugar em coeficiente de detecção da doença, precisamos mudar essa realidade”, destaca o secretário. 

O secretário destacou que tem centrado forças para o controle da doença, com a realização de ações no Plano Estadual de Saúde e no Plano Plurianual. A proposta é estabelecer um compromisso político entras as esferas de governo para a prestação de atenção integral à saúde e a vigilância da doença. 

A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de evolução crônica. Entretanto, é totalmente curável e tão logo seja iniciado o tratamento deixa de ser transmissível. Se diagnosticada e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer graves consequências para os portadores com lesões que os incapacitam fisicamente. As sequelas podem ser evitadas ou reduzidas, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO