Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Rotor da UHE Teles Pires para trânsito na BR 163 em Lucas

28.07.2014
16:26
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Como era esperado, chamou a atenção a passagem do rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires ao passar por Lucas do Rio Verde. Muitas pessoas se aglomeraram ao longo da BR 163 para registrar a passagem do comboio. De manhã a peça estava no São Cristóvão e demorou cerca de quatro horas para chegar à área urbana do município. É a segunda de cinco peças da UHTP destinadas ao empreendimento localizado em Paranaíta.

No final de semana o veículo que transporta o equipamento percorreu a Serra da Caixa Furada e passou pelos municípios de Nobre e Rosário Oeste. A peça chegou ao Mato Grosso pelo porto de Cáceres, de onde partiu em direção à Várzea Grande pela BR-070. Ao todo, o transporte entre o porto e a usina deverá levar cerca de 30 dias, isso porque o rotor pesa cerca de 260 toneladas e precisa ser transportado por um veículo especial.

Durante o transporte, realizado por uma empresa privada, o trânsito poderá permanecer lento nos trechos em que o rotor percorrer. A estratégia, segundo a empresa, é de uma parada a cada 10km para liberação do trânsito represado. Representantes da empresa farão a sinalização de “final de fila”, informando aos veículos que chegam que há trânsito lento à frente, aumentando assim a segurança dos usuários.

Para maior conforto dos usuários e segurança, a concessionária emite informativos sobre o posicionamento do rotor na rodovia e onde o trânsito poderá ser afetado.  Na ocasião do transporte do primeiro equipamento, o tempo, em média, de espera dos usuários da rodovia em consequência da passagem foi de 30 minutos. O veículo transportador paralisa o deslocamento a cada 30 quilômetros percorridos. O peso estimado da peça é de 260 toneladas, sendo suas dimensões 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro. (com informações da assessoria)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO