Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Riva participa da Festança de Vila Bela e destaca a cultura de MT

21.07.2014
16:58
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O candidato ao governo do Estado, José Riva (PSD), participou nesta segunda-feira (21), da tradicional Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso.
 
Há 15 anos, Riva prestigia a festança que conta com as festas de divino espírito santo, São Benedito, Mãe de Deus, da Santíssima Trindade, além de apresentações de danças do Congo e Chorado.
 
“Para mim, essa festança de Vila Bela, aliada a dança do Congo e Chorado, é uma das manifestações culturais mais fortes do nosso Estado, juntamente com a Cavalhada em Poconé, e as festas de São Benedito e do Senhor Divino, em Cuiabá. A população se prepara para esses eventos como se fosse o Carnaval. Nos últimos 15 anos, participei desse momento de tradição, cultura e fé. Fico feliz por voltar a essa cidade e ver que o povo a cada ano que passa, valoriza ainda mais essa tradição”, disse Riva, que esteve na cidade acompanhado do candidato ao Senado, Rui Prado, do deputado federal Eliene Lima e do deputado estadual Airton Português, todos do PSD.  
 
O candidato ao governo lembrou que lançou através de emendas parlamentares para Vila Bela, a construção do Bumbódromo e que infelizmente, a obra foi interditada.
 
“O recurso foi liberado, mas a obra foi interditada em função de estar em uma área que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não permitia a sua construção. Para Vila Bela, vamos levar esse espaço para que sejam realizadas as manifestações culturais. Porém, também precisamos investir na cidade, que apesar de ser antiga, tem problemas estruturais críticos. Na periferia da cidade, as ruas não são pavimentadas. Como a primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela merece atenção e carinho do nosso governo”, argumentou.
 
Antes da missa, Riva participou do tradicional chá-afro Vilabelense, chá com bolo promovido pela dona Nemésia Profeta Ribeiro, com direito a biscoitos, bolos, doces e o Kanjinji, que é consumido sempre pelos vilabelenses como aperitivo servido aos que chegam, como forma de saudação.  
 
“Sempre neste dia, há 15 anos, sirvo o chá-afro juntamente com as mulheres nativas vilabelenses, que fazem toda essa comida típica, no fundo do quintal. Sempre tivemos a presença de autoridades tomando chá, e agradeço a presença do deputado Riva, que participou em todos os anos. Me orgulho muito de receber as pessoas em minha casa”, disse Nemésia.
 
A Festança está sendo realizada de 16 a 28 deste mês e antes das apresentações culturais deste dia 21, foi pedido o apoio das autoridades para que continuem ajudando a cidade para que a tradição seja mantida. Candidato ao Senado, Rui Prado disse que a festa preserva a cultura de Mato Grosso. “Temos uma cultura rica. Vila Bela foi a primeira capital do Estado e temos essa festa que resgata toda a cultura dessas pessoas. É importante a preservação dessa manifestação cultural”.
 
O deputado federal Eliene Lima lembrou a tradição da Festança e do chá-afro. “Existe um respeito muito grande pela história, é uma manifestação cultural que se difere de outras do país. Várias pessoas de outros Estados se deslocam para Vila Bela para acompanhar esse evento. Hoje, no chá-afro da Dona Nemésia, ela pediu para todos fazerem três pedidos, busquei a felicidade, paz e amor para o nosso povo”.
 
Já o deputado estadual Airton Português lembrou que a classe política deve continuar incentivando festas como essa. “Vila Bela é uma cidade histórica, e tem a Festança, as danças do Congo e Chorado como uma das mais importantes do Estado”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO