Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Responsáveis pelo transporte municipal recebem treinamento de atualização do Código de Trânsito

06.02.2017
15:44
FONTE: Claudia Lazarotto | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A atualização foi ministrada pelos agentes municipais de trânsito na última sexta-feira (03)
Os motoristas responsáveis pelo transporte público municipal participaram de uma atualização do Código de Trânsito Brasileiro. A atualização foi ministrada pelos agentes municipais de trânsito na última sexta-feira (03). De acordo com o coordenador do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito, Márcio Pires, a preocupação está em qualificar melhor todas as pessoas para tentar evitar a ocorrência de acidentes por meio de orientações.

Márcio pontuou que o Código foi atualizado em 1º de novembro de 2016 e no encontro foram repassadas as novas regras. Foram apresentadas situações como o uso do celular concomitante à direção que antes gerava uma notificação e que hoje gera três notificações e cuidados envolvendo relacionados à direção defensiva.

Com relação específica ao transporte escolar, Márcio relatou que os motoristas detalharam problemas relacionados às vagas de estacionamento dos ônibus. “As vagas estão sinalizadas, porém quando eles chegam para estacionar os ônibus, muitas vezes há carros no local. A gente entende o problema que eles enfrentam”, pontuou.

O coordenador ressaltou que só em janeiro, os agentes registraram uma média de 120 acidentes de trânsito. “É um número expressivo e nossa meta é tentar reduzir isso por meio de orientação”, disse. Segundo ele, nesse dado não estão contabilizadas as notificações do Corpo de Bombeiros.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechesler, a atualização é essencial. “Estamos trabalhando para que todos estejam preparados para minimizar acidentes envolvendo o transporte público”, comentou. De acordo com a secretária “momentos como esse são importantes para visualizar situações simples que podem evitar acidentes”.

Participaram da capacitação os motoristas das secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Saneamento e Obras e Serviços Públicos.

Confira algumas dicas de direção defensiva:
  • Preze pela segurança: evite ultrapassagens em locais proibidos; não realize manobras perigosas;
  • Esteja preparado: se você não conhece o caminho, informe-se antes de sair de casa, use mapas ou aplicativos como GPS;
  • Respeite as placas;
  • Mantenha a calma;
  • Faça manutenção periódica e preventiva do veículo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO