Mato Grosso, 28 de março de 2017

noticia

.:: Publicidade

Qualificação e empreendedorismo são esperança de nova vida

Em 20 de março de 2017 as 14h59

As vagas de qualificação oferecidas durante os “dias D” da Caravana são resultado de uma parceria da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Senar.

Fonte: Aline Coelho | Setas/MT

http://expressomt.com.br/matogrosso/qualificacao-e-empreendedorismo-sao-esperanca-de-nova-vida-179043.html

Crédito: Jana Pessôa/Setas-MTGustavo e Márcio se inscrevem para curso gratuito
Uma ideia, um pouco de dinheiro, vontade, e a oportunidade de um curso de qualificação que transformará essa receita em empreendimento. Esse é o plano de Gustavo Rodrigues Brauno, 21 anos, que se inscreveu em um curso de processamento de carnes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), durante a Caravana da Transformação, em São José dos Quatro Marcos.

Gustavo concluiu o curso de Economia pela Unemat de Sinop e estuda MBA em Gestão de Negócios. O jovem planeja empreender junto ao padrasto Márcio Candido da Silva, que é produtor de queijo. “O nosso projeto é unir o conhecimento que já temos e abrir uma hamburgueria, inspirados nos carrinhos de rua, com simplicidade e bom atendimento, mas com algumas inovações”.

As vagas de qualificação oferecidas durante os “dias D” da Caravana são resultado de uma parceria da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Senar. Gustavo e o padrasto Márcio se inscreveram no Treinamento de Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados de Carne Suína. A qualificação com carga horária de 40h acontece em período integral, outro curso sobre a transformação de frango também foi ofertado.

A parceria com o Senar também proporcionou oficinas de Planejamento e Aproveitamento dos Alimentos, Beneficiamento de Hambúrguer, e de Horta Vertical, durante a Caravana, nos dias 10 e 11 de março.  

Bernadete Rigoni da Silva possui plantação de flores e plantas medicinais, agora quer iniciar a plantação da horta vertical para se alimentar de maneira mais saudável. “Tenho quatro cachorros e eles às vezes comem as plantas, por isso optei pela horta vertical. Aprendi coisas novas, como adubos caseiros e como evitar pragas que consomem a horta”.

As irmãs Marilda e Marilza Alves são professoras da rede estadual, pretendem trabalhar a horta com as turmas nas quais atuam. Marilda leciona geografia e sociologia na Escola Estadual João Saito e quer voltar a trabalhar com os estudantes esse projeto, “é importante que os alunos saibam de onde vem e como são produzidos os alimentos que estão consumindo”.

Por sua vez, a irmã Marilza é professora de História na Escola Estadual Bento Alex, na comunidade rural Santa Fé, em Quatro Marcos. Na localidade, a maioria das pessoas possuem conhecimentos sobre agricultura, e a educadora toma a informação do assunto como algo essencial para o desempenho do trabalho. 

Entre os cursos de estética, a novidade bambu terapia chamou a atenção do público da Caravana. Mais de 800 pessoas foram atendidas por 20 alunos nessa modalidade estética durante os “dias D”. A oficina foi realizada pela Escola Galvan de Cabeleireiro e a Setas, e promove a possibilidade de empreender precisando apenas de um item, o bambu. Ao todo, 116 pessoas foram qualificadas nos cursos de estética durante a 5ª edição do evento.

Mais oportunidades de empreender com pouco aconteceram na Caravana. A servidora da Setas, Jailce Rodrigues, compartilhou conhecimentos sobre duas técnicas, a de bonecos de pano e chinelos decorados. “A matéria prima desses produtos é de baixo custo e eles são de simples reprodução”. 

Darlei Leite Pereira está desempregada, e por isso aproveitou as oportunidades da Caravana. “É a primeira vez que aprendo um artesanato, as técnicas que a professora ensinou são fáceis de fazer e sem emprego vou fazendo isso pra completar a renda”.  

Enquanto para Marlene dos Santos a aula de artesanato é uma terapia, ela trabalha a semana inteira como empregada doméstica, e como mora sozinha, acredita que atividade irá ocupar o seu tempo livre.


Comentários

Topo

© ExpressoMT (2008 - 2017) - Todos os direitos reservados.

Fale conosco| Seja um parceiro| Quem somos| Mapa do site