Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Procon-MT alerta sobre compra de chocolate no período da Páscoa

29.03.2015
18:24
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com a proximidade da Páscoa, comemorada este ano no dia 5 de abril, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT) alerta os consumidores sobre alguns cuidados que devem ser tomados na compra dos chocolates. A primeira dica é definir o que comprar antes de sair de casa e fazer uma pesquisa, pois os preços podem variar de uma loja para outra.

O consumidor também deve ficar atendo às informações veiculadas através de anúncios, panfletos e material publicitário porque o fornecedor deve sempre cumprir as ofertas anunciadas. Na hora da compra, segundo o órgão, é importante observar o local onde o chocolate é armazenado e verificar a limpeza do ambiente.

O chocolate deve ser ficar em temperatura de aproximadamente 18 graus, longe de produtos que tenham odor forte, de produtos de limpeza e de fontes de calor. Em ambientes muito quentes o chocolate derrete e, no frio, o produto endurece e pode apresentar coloração esbranquiçada.

A embalagem deve conter, em linguagem clara, informações como prazo de validade, peso, quantidade, composição e características. Quando houver brinquedos no interior do produto, a embalagem precisa apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária adequada para uso do brinquedo. 

A quantidade de cacau presente nos chocolates também deve ser observado. De acordo com a Resolução no 264/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ser chamado de chocolate, o produto deve conter, no mínimo, 25% de “sólidos totais de cacau”, obtidos a partir da mistura de derivados de cacau, massa, cacau em pó ou manteiga de cacau com outros ingredientes.

No entanto, como nem todos fornecedores divulgam na embalagem essa informação, muitas vezes o consumidor compra doce com sabor de chocolate e não chocolate de verdade, explica a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, salientando que o chocolate branco deve apresentar, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. “É preciso ficar atento e fazer a opção por marcas que informam nas embalagens a quantidade de cacau, caso queira realmente comprar chocolate”, alerta.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO