Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeituras de MT cobram recursos atrasados para assistência social

26.11.2014
06:50
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Cuiabá participou nesta terça-feira (25) de uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para tratar, entre outros assuntos, da prorrogação do prazo feita pelo Governo do Estado para o repasse de recursos aos municípios de Mato Grosso na área de assistência social.

O evento reuniu representantes dos 141 municípios de Mato Grosso. Os recursos deveriam ser destinados para construção de unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a verba de Cuiabá deveria ser repassada desde o início deste ano.

“A demora no repasse tem acarretado sérias dificuldades, entre elas a limitação para a contratação de pessoal e incerteza quanto à possibilidade de construção de sedes próprias de CRAS, CREAS, Centros de Convivência e para o programa Siminina”, ressaltou o secretário. 

Situação similar foi apontada pela presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e gestora do município de Juscimeira, Keli Paniago.

“Estavam previstas para todo o estado a construção de 42 CRAS, o que ainda não aconteceu. As unidades continuam funcionando em prédios alugados e os funcionários reclamam por ficarem meses sem receber”, contou. 

A reunião com a Comissão Intergestores Bipartite é realizada a cada dois meses e as pactuações firmadas são norteadas pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social. As verbas contribuem para o desenvolvimento de ações no setor social e devem ser distribuídas conforme o número de habitantes de cada cidade.

Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, a previsão é de que o repasse para todos os municípios seja feito ainda em 2014 – e os recursos para a construção dos CRAS e CREAS, em 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO