Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitura de Sinop discute gestão do Hospital Regional com secretário de Estado de Saúde

01.02.2017
11:51
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Durante o encontro a prefeita ainda apresentou a proposta da Casa do Parto e do Centro de Diagnóstico por Imagens, para Sinop
A prefeita Rosana Martinelli (PR) esteve reunida com o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, nessa terça-feira (31), para apresentar as principais demandas de Sinop. No encontro, eles discutiram a importância do município como polo de saúde e a gestão do Hospital Regional.

A preocupação da gestora do Município é que com a mudança nos atendimentos do Hospital Regional, via Central de Regulação e urgência e emergência, houve um aumento na demanda da UPA 24h. A proposta é para que seja feita uma cogestão. “A demanda está muito grande no município, houve aumento de 40% nos atendimentos da UPA”, frisou a prefeita.

O secretário de Estado explicou que o contrato com a Organização Social de Saúde (OSS), que administra o Hospital Regional de Sinop vence em julho, e a ideia inicial é que siga este mesmo sistema de gestão, porém que a cogestão com o município não está descartada.

A prefeita de Sinop aproveitou a oportunidade para discutir a possibilidade de o município ser um polo também na realização de exames de diagnóstico por imagem. “Queremos fazer os exames e não mandar a pessoa fazer ressonância em Cuiabá ou tomografia, por exemplo. O município tem um custo para trazer todas essas pessoas para Cuiabá”, ponderou Rosana Martinelli.

Segundo o secretário João Batista, o objetivo é descentralizar esses serviços e, para que isso ocorra, o Município deve apresentar um projeto para que Sinop também atenda a demanda das cidades vizinhas. “Queremos descentralizar os serviços. Ter o olhar regional para assegurar os recursos do Estado”, ponderou o secretário.

O Centro de Diagnóstico por Imagem e a Casa do Parto são duas das propostas de campanha da prefeita. Na semana passada, ela recebeu aval do Governo Federal para protocolizar o projeto da Casa do Parto no Ministério da Saúde e o secretário de Estado também se manifestou favorável.

“A Casa do Parto é uma iniciativa muito interessante. Temos muitos fatos de morte de gestantes e recém-nascidos, justamente pelas dificuldades do parto e principalmente do pré-natal. Se houver a atenção básica do pré-natal e os serviços da Casa do Parto para dar essa atenção é certo que a população, principalmente as gestantes receberão atendimento diferenciado. Apoiamos essa ideia e queremos naquilo que for possível também sermos parceiros”, considerou João Batista.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que é líder do governo na Assembleia Legislativa, o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, o procurador Jurídico do Município, Marcel Natari e o vereador Fernando Brandão (PR), também participaram do encontro, na Secretaria de Estado de Saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO