Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeitura convoca a população a manter os quintais limpos e evitar a proliferação da dengue

23.04.2015
18:23
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As secretárias de Meio Ambiente, Luciane Copetti e de Saúde, Fernanda Dotto, convocaram a imprensa na manhã de hoje (23), para chamar a atenção da população quanto ao aumento no número de notificações de casos de dengue.

De acordo com o levantamento da Vigilância em Saúde, somente no mês de abril foram realizadas 86 notificações. No acumulado do ano, já são 181 notificações, com 38 casos positivos, 37 descartados e 106 ainda esperam o resultado do exame.

“Os números não são alarmantes, mas a situação requer cuidados, principalmente por parte da população. A maior incidência do mosquito da dengue está no lixo domiciliar e na falta de limpeza dos quintais”, explica a secretária de Saúde.

Sobre os terrenos baldios, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde já notificou todos os proprietários. Somente este ano, foram limpos pelo poder público 832 lotes. O trabalho custa R$ 0,51 centavos por metro quadrado, mais a multa no valor aproximado de R$ 310 (30 UFLs).

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Luciane Copetti, apesar de o valor cobrado ser maior que o valor de mercado, a maioria dos proprietários não realizam a limpeza dos lotes e o serviço acaba sendo efetuado pelo poder público.

“Nós gostaríamos que os donos mantivessem os terrenos limpos. Não temos equipes suficientes para dar conta da limpeza de todos os lotes. Além do mato alto, o principal problema é que os terrenos estão se transformando em depósitos de lixo”.

O mosquito da dengue se reproduz em água parada. Com o período da chuva, o índice de proliferação do Aedes aegypti aumenta, principalmente por conta do lixo domiciliar que serve como depósito das larvas.

As equipes de combate a endemias realizam o trabalho de vistoria e orientação da população, quanto aos cuidados com o quintal. A principal dica é manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de água em plantas e calhas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO