Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Policiais do Gefron concluem capacitação e recebem distintivos

01.10.2016
09:15
FONTE: Luzia Araújo e Carla Duarte | Sesp e Gefron-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Policiais do Gefron de Mato Grosso

    Grupo Especial de Segurança na Fronteira

Oitenta e cinco operadores de fronteira receberam o distintivo do Curso de Policiamento de Fronteira (CPRFron), especialização que ensina as técnicas necessárias para operar na região de fronteira.

O decreto que cria o distintivo, conhecido entre os militares como “brevê”, foi homologado pelo secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, e publicado no Diário Oficial do Estado na edição do dia 27/09.

“O brevê que todos receberam hoje é motivo de orgulho e responsabilidade, pois é a materialização do conhecimento sistematizado através dos anos”, disse o comandante do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Jonildo José de Assis.

Os distintivos foram entregues em solenidade realizada nesta quinta-feira (29.09), na base do Gefron, em Porto Esperidião (a 358 km de Cuiabá).

Os operadores receberam três tipos de distintivos. Todas as peças são de plástico e utilizadas na farda operacional. O distintivo de metal foi encaminhado para confecção. Os símbolos usados no distintivo são representações utilizadas pelo Gefron em suas insígnias e cursos.

No fundo da peça está o mapa do estado de Mato Grosso, com destaque na faixa de fronteira. Sobre o mapa, duas garruchas cruzadas, que representam o símbolo universal de polícia.

Há ainda o marco do Jauru, monumento de grande importância para a história do Estado e do Brasil, localizado em Cáceres e construído por ocasião do Tratado de Madri em 1750.

Ao lado dos símbolos, se formam dois ramos floridos: um de seringueira e outro de erva-mate, representando as riquezas vegetais que, no início do século 20, movimentaram a economia de Mato Grosso.

Ainda na solenidade alguns policiais do Gefron foram homenageados pela atuação durante o serviço operacional de fronteira.

Há 10 anos no grupamento, o 3º sargento PM Lino Filho Rodrigues foi um dos homenageados. Entre as ocorrências que atendeu, tem destaque uma apreensão de 55 quilos de pasta base de cocaína, nas proximidades da barreira do limão, posto já desativado.

Para o militar, a homenagem serve como incentivo ao trabalho. “Nos dedicamos muito para sermos vistos perante a tropa. Me sinto feliz quando o comando percebe o nosso trabalho e nos elogia dessa maneira”, disse Lino.

Nivelamento

Antes de receber o distintivo, os operadores de fronteira passaram por uma etapa de nivelamento de conhecimento, realizada durante o primeiro semestre. A capacitação foi dividida em quatro edições, cada uma com 60 horas/aula.

Técnica policial individual, procedimentos em ocorrências de fronteira, manuseio de equipamentos ópticos, tiro, rastreamento e contra rastreamento humano foram alguns dos conhecimentos trocados pelos profissionais.

No dia 14 de outubro, será realizada uma nova edição do curso. Serão ofertadas 40 vagas apenas para policiais do grupamento de fronteira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO