Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Polícia flagra dois trabalhadores em situação análoga à escravidão em MT

16.03.2017
09:37
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Trabalhadores estavam em área invadida na região do Manso
Dois trabalhadores foram flagrados em situação análoga à escravidão em uma área invadida durante uma operação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) contra crimes ambientais, na região do Manso, no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (15). A polícia informou que os dois homens trabalhavam para os líderes da invasão clandestina.

Conforme a Polícia Civil, os trabalhadores estavam em um albergue, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, e foram levados para a região, onde viviam em condições degradantes. Inclusive, não havia nenhum meio de transporte para que saíssem da área rural.

A polícia chamou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para constatar as condições de trabalho ofertada aos trabalhadores.

A Delegacia de Meio Ambiente vinha apurando indícios de que cerca de 20 pessoas teriam invadido áreas públicas e particulares na região do Manso. Os grileiros estariam armados.

Durante a operação, batizada de "Amanso", os policiais constataram várias degradações ambientais como derrubada de vegetação nativa, próxima a córregos e às margens do Lago do Manso. A ação teve a participação de agentes do setor de Inteligência da Polícia Civil, da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Além dos danos ambientais, a polícia informou que apura os crimes de loteamento clandestino, associação criminosa e outros delitos.

Apesar de serem vítimas de exploração, os dois homens foram autuados em termo circunstanciado de ocorrência por crimes ambientais.

Conforme a polícia, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) será comunicada para que tome providências administrativas em relação aos responsáveis pelos crimes ambientais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO