Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Plano Safra 2017/18 é discutido em fórum realizado com produtores rurais e autoridades

24.03.2017
11:20
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Nessa quinta-feira (23), representantes do governo e agricultores debateram sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2017/18 em fórum realizado no auditório da Fundação Rio Verde.

A discussão durou cerca de três horas e abordou assuntos relevantes para o setor. O intuito do fórum foi discutir o próximo Plano Safra, que deve entrar em vigor no dia 1º de julho de 2017. Além de lideranças extremamente importantes do ponto de vista de linha de crédito, o debate contou com a presença de sindicatos e produtores da região e de vários outros lugares do país. O secretário de Política Agrícola, Neri Geller, foi quem presidiu a discussão. 

Em entrevista, Geller disse que as demandas coletadas durante o Show Safra serão de máxima importância para o desenvolvimento do Plano Safra 2017/18, mas que nem todas as reivindicações poderão ser acatadas, tendo em vista a difícil situação econômica instaurada no Brasil.

“O debate coletou demandas que vão desde a linha de investimento até o custeio e o seguro agrícola. Daqui vamos sair pautadas para tabular todo o Plano Safra e começar a discutir com a equipe econômica, tanto o Ministério da Fazenda quanto o Banco Central, para encaminhar um Plano Safra que seja adequado para o nosso setor. Estamos enfrentando dificuldades, o Brasil passa por uma crime econômica, mas nós vamos levar a demanda e, dentro do possível, acatá-las e pô-las em prática” – afirmou Neri.

Uma das principais reivindicações do setor agropecuário é recorrente à taxa de juros. Há um estudo da equipe econômica do governo para que as taxas de juros do crédito rural a juros controlados caiam pelo menos 1% para acomodar a atual trajetória de declínio da inflação e da taxa básica de juros (Selic). Neri Geller afirma que com a queda da taxa Selic é possível encontrar argumentos para a diminuição de acréscimos mesmo em meio à crise financeira, mas que ainda é cedo para respostas concretas.

“A crise é grande, a dificuldade da equipe econômica também, mas nós temos argumentos. Estamos saindo de uma super safra, a taxa Selic caindo de forma significativa. É um pouco cedo para sinalizar para o mercado se [a taxa de juros] vai cair ou não, mas vamos incorporar e levar em consideração as demandas apresentadas pelo setor” – destacou Geller.

Para a região, a promessa do secretário é de trabalho e garantias de um novo seguro, destinado, em especial, para região centro-oeste.

“Vamos trabalhar para aumentar o orçamento porque a demanda foi apresentada. Vamos apresentar um novo modelo de seguro, principalmente para o centro-oeste, que é o seguro renda aqui para a nossa região” – finalizou o secretário.

Outra figura importante presente no debate foi o superintendente da área agropecuária do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso. À imprensa, Cardoso discorreu sobre financiamentos, segundo ele, o Banco deverá investir em tecnologia e aumentar a acessibilidade do produtor, diminuindo a burocracia e dando suporte a pequenas e médias empresas.

“O setor agropecuário é um setor muito importante para a economia brasileira e o financiamento é uma peça importante para esse setor, então o Banco vem trabalhando, vem crescendo o número de recursos aplicados nesse setor, especialmente para o financiamento de investimentos, financiamento de maquinários, tecnologia e sistemas produtivos. A gente acredita que tenha um bom espaço para trabalhar em todas as instituições financeiras, melhorando o ambiente de negócio e com oportunidade para reduzir a burocracia por meio da modernização. Da parte do BNDES, estamos investindo em tecnologia por meio de aplicativos e portais específicos para o financiamento de pequenas e médias empresas” – enfatizou o superintendente.

O fórum foi realizado durante o Show Safra BR-163, que é a tradicional feira agroindustrial de Lucas do Rio Verde, considerada a maior vitrine tecnológica para o agronegócio e produtividade no campo. A edição 2017 teve início na terça-feira (21) e chega ao fim nesta sexta (24). Confira a programação do último dia de evento:

Dia 24 – Sexta-feira

13h - Auditório: Mesa Redonda - Manejar a cultura ou o sistema?

  • Dirceu Gassen - Cooplantio
  • Paulo Assunção - PA Consultoria

19h - Término do evento


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO