Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

PJe: Tramitação digital chega a Primavera do Leste

09.11.2016
16:58
FONTE: Viviane Moura | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • PJe: Tramitação digital chega a Primavera do Leste
A Comarca de Primavera do Leste (231 quilômetros ao sul de Cuiabá) passa a contar com a tramitação digital de processos a partir desta terça-feira (8 de novembro), graças à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A plataforma é a mais moderna ferramenta utilizada no Judiciário brasileiro, garantindo mais celeridade na tramitação do processo e comodidade aos usuários.
 
Inicialmente, o sistema entra em operação na Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Varas Cíveis da comarca. O Juizado Especial Cível (5ª Vara) também recebeu o PJe em substituição ao Projudi (Processo Judicial Digital), com a migração de aproximadamente quatro mil processos. Ao todo, a comarca possui em torno de 25 mil autos.
 
Dentre as vantagens proporcionadas pela virtualização das ações se destacam a sustentabilidade, economia com redução de custos com papel e acesso online em tempo real, questões amplamente defendidas pela atual direção do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Na solenidade, o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, esclareceu as vantagens associadas à plataforma que superam o uso secular do papel. “O Poder Judiciário de Mato Grosso sabe qual o norte a ser seguido. Chegou a hora de entrarmos na era digital, o que nos permite automação do trabalho, além de alcançar o novo patamar de gestão processual. O PJe é a nossa nova realidade”.
 
Durante apresentação sobre os progressos tecnológicos vividos pela humanidade e pelo Judiciário, o juiz auxiliar da presidência do TJMT, Aristeu Batista Vilella, destacou a necessidade de superar padrões para assegurar a modernização dos serviços ofertados pelo Judiciário mato-grossense. “A inovação proporcionada pelo sistema representa os avanços aos quais a sociedade terá acesso como agilidade, eficiência e segurança”, resumiu.

A juíza diretora do Foro da Comarca de Primavera do Leste, Viviane Brito Rebello Isernhagen, por sua vez, aponta a instalação do Processo Judicial Eletrônico como uma grande melhoria do trâmite processual. “Hoje iniciamos uma nova caminhada, que irá simplificar nossos serviços e contribuir para a excelência no atendimento aos jurisdicionados. Estamos preparados para a tramitação digital, a partir de agora nossa ferramenta é o Processo Judicial Eletrônico”.
 
De acordo com o presidente da 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Primavera do Leste, Edmar Jesus Rodrigues, a implantação do Processo Eletrônico é um enorme salto para a sistematização do peticionamento eletrônico. “Essa ferramenta será de grande valia para regularizar questões judiciais, de forma mais prática e rápida. Ela vem enobrecer a vida do jurisdicionado e o exercício da advocacia”.
 
A próxima comarca a ter o PJe como gestor de processos será Diamantino, a implantação da ferramenta está marcada para o dia 22 de novembro, a partir das 14h, na sede do Fórum. Até o momento, no âmbito do Judiciário Estadual, o Processo Judicial Eletrônico conta com mais de 160 mil processos em tramitação. Ele encontra-se instalado em 116 órgãos julgadores de Primeiro e Segundo Graus, entre Varas Judiciais, Centrais de Mandados, Centrais de Conciliação, Juizados Especiais, Câmaras e Turma Recursal. A expansão completa será concluída até dezembro de 2018.
 
A cerimônia ocorreu na sede do fórum local. Também participaram do evento de instalação da plataforma eletrônica, o juiz do trabalho, Lamartino França de Oliveira; o promotor de Justiça, Adriano Alves; o defensor público, Nelson Gonçalves Souza Junior; e sociedade local.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO