Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

PJ doa instrumentos para Orquestra de Flautas

27.10.2016
15:14
FONTE: Ana Luíza Anache | Assessoria de Comunicação CGJ-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cinquenta flautas, seis pianolas e quatro gaitas foram entregues pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) ao Instituto Flauta Mágica, na tarde desta quarta-feira (26 de outubro), em Cuiabá. As instituições receberam os instrumentos musicais do Instituto Cultural Hering Harmônicas, com sede em Blumenau (SC), e escolheram doar para a Orquestra de Flautas do Jardim Vitória, em reconhecimento ao trabalho realizado há quase 20 anos na capital.
 
“O Poder Judiciário vem aqui externar a sua gratidão por poder fazer algo de útil para a sociedade. Promover ações que vão de encontro ao cidadão é a parte mais bonita do nosso trabalho. Quando podemos deixar de lado a nossa atividade fim, de julgar, e nos aproximar das pessoas, é um momento de muita alegria. E a alegria é o elixir da vida. Hoje é um dia especial em que depositamos nesses jovens a esperança de um mundo melhor. O Judiciário acredita nisso e está fazendo a sua parte”, afirmou a presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
A magistrada, juntamente com as desembargadoras Maria Erotides Kneip e Maria Aparecida Ribeiro, corregedora-geral da Justiça e corregedora-geral da Justiça eleita, respectivamente, entregaram simbolicamente flautas para os alunos do projeto. “Estamos fazendo justiça social e contribuindo para diminuir as diferenças sociais. O Brasil ainda é um dos países de maior desigualdade social e o papel do Poder Judiciário é diminuir essas diferenças. Ações como a de hoje têm esse viés”, defendeu a corregedora Maria Erotides Kneip.
 
Para o presidente da Amam, juiz José Arimatéa Neves Costa, a sociedade atual não consegue mais vislumbrar a figura do juiz burocrata, que só despacha processo, sem se preocupar com as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos. “Ela espera muito mais dos seus juízes, que eles sejam efetivos também com relação à participação nessas ações sociais que dizem respeito à assistência e à atenção às pessoas. É importante que o juiz participe e prestigie essas iniciativas, especialmente como a de hoje, em prol da valorização da juventude e na busca de um futuro melhor para todos”, opinou.
 
O juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia e a juíza da 3ª Vara Especializada de Família e Sucessões de Várzea Grande e diretora de Ação Social da Amam, Jaqueline da Costa Silva Cherulli, participaram do evento e fizeram a entrega simbólica de flautas. A solenidade também foi acompanhada pelos provedores da Santa Casa de Cuiabá Antonio D’ Oliveira Gonçalves Preza e Telma Preza. O espaço Solarium foi especialmente escolhido para celebrar esse encontro, bem como o mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.
 
Para encerrar, a orquestra de flautas e o coral apresentaram duas canções do programa de Natal: Glória e Venham Louvar.
 
Flauta Mágica - Fundado em 1998, o Instituto Flauta Mágica é uma Organização sem fins lucrativos que ensina balé, canto e flauta doce na periferia de Cuiabá. Segundo o maestro Gilberto Mendes, em 2016, 620 crianças estão sendo atendidas pelo projeto, mas, desde o início, mais de 4 mil jovens já passaram por ele. Qualquer criança ou adolescente pode participar, sem a necessidade de testes ou seleção. As próximas inscrições serão abertas em janeiro de 2017.

De acordo com o maestro, os equipamentos recebidos serão entregues para parte dos alunos. “O grande ganho é que eles poderão levar o instrumento para casa e treinar”, ressaltou Gilberto Mendes, acrescentando que foram selecionados aqueles que já estão consolidados no projeto. Laura Santos Silva, de 16 anos, começou no instituto com 6, fazendo aulas de balé. A partir dos 8 anos, passou a se dedicar à flauta. “Foi uma sensação muito boa ganhar esse instrumento porque agora poderei estudar em casa e até ensinar outras pessoas a tocar”, salientou.
 
Conheça o instituto Hering – A empresa Hering Harmônicas foi fundada em 1923 pelo emigrante alemão Alfred Hering. Após 90 anos de existência, continua a produzir alguns dos melhores instrumentos musicais do mundo. Hoje, as Harmônicas Hering são exportadas para mais de 36 países de todos os continentes. A transformação da empresa em instituto foi uma evolução lógica em decorrência do comprometimento da organização com o meio ambiente, por meio do apoio a programas de sustentabilidade, e com a cultura, por meio de incentivos à prática e o ensino da música.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO