Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

PF faz 8ª fase da operação Ararath contra desvio de dinheiro em MT

25.11.2015
12:05
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A oitava fase da operação Ararath foi deflagrada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal de Mato Grosso. A primeira fase da operação começou novembro de 2013 para desarticular uma quadrilha envolvida em lavagem de dinheiro e crimes financeiros no estado através de factorings de fachadas e outras empresas. Inicialmente não foram expedidos mandados de prisão.

De acordo com a PF, a operação desta quarta tenta encontrar mais uma parte da organização que seria responsável por esconder das autoridades e da polícia o dinheiro público que era desviado, além de sustentar o padrão de vida luxuoso mantido pelas pessoas que eram investigadas.

Devem ser cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, cidade a 65 km da capital mato-grossense. Todos os mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

As investigações apontam que os integrantes da organização criminosa se utilizavam de um 'engenhoso esquema' para ocultar a origem e a natureza de recursos obtidos com atividades ilegais, mediante a contratação e pagamento de empréstimos fraudulentos, aquisição de bens e investimento em empresas com a utilização de pessoas físicas e jurídicas (laranjas).

Ainda, servidores públicos estaduais e pessoas de confiança de um dos investigados foram colocados em operações imobiliárias para pagamentos de despesas, fraudes documentais, circulação de altos valores em espécie, simulações contratuais e até mesmo 'compra' de reportagens em meios de comunicação para favorecer os interesses do grupo criminoso.

As investigações anteriores levaram a PF em Cuiabá a prender o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o ex-deputado estadual José Riva (PSD) e o ex-secretário de Fazenda Éder Moraes (PMDB).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO