Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Palestras marcam o Outubro Rosa no interior

19.10.2016
15:30
FONTE: Mára Santos | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Palestras marcam o Outubro Rosa no interior
A Comarca de Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá) promoveu palestras relativas à campanha Outubro Rosa. As ações são voltadas para lembrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma iniciativa das profissionais de saúde credenciadas pelo programa Bem Viver que atuam na unidade judiciária.
 
As palestras foram realizadas na tarde de quinta-feira (13 de outubro), na sede do Fórum de Alto Araguaia, e foi aberta à comunidade de maneira geral. O primeiro tema - ‘Os Direitos da Mulher’ - foi proferido pela juíza diretora do Fórum, Cristiane Padim da Silva.
 
Ela abordou a importância do reconhecimento destes direitos pelas mulheres. “Só a partir da conscientização da existência destes direitos, a sociedade passa a respeitá-las”, destacou a magistrada. O amor próprio e a importância de cuidar da saúde também foram destacados pela juíza, bem como os benefícios que o Estado coloca à disposição, como o oferecimento de prótese para a mulher que tem que retirar a mama por causa do câncer.
 
Os aspectos técnicos sobre o tema foram apresentados pelas profissionais de Psicologia e Fisioterapia. A psicóloga Dalila Garcia Ferreira e a fisioterapeuta Regina Urel falaram sobre a importância do diagnóstico precoce.
 
Ainda segundo a juíza diretora do Fórum, a unidade judiciária está engajada em ações durante este mês do Outubro Rosa e, além das palestras, os servidores do Fórum estão usando a fitinha rosa, símbolo da campanha.
 
Outras comarcas - As comarcas de Nobres (146 km a médio-norte de Cuiabá) e Alto Garças (357 km ao sul de Cuiabá) também estão engajadas na campanha Outubro Rosa e promoveram palestras aos servidores na sexta-feira (14 de outubro).
 
Temas como exames de rotina, sintomas, mitos e realidades a respeito do câncer de mama foram alguns assuntos abordados na palestra em Nobres, proferida pelo enfermeiro Rogério Frazão Sampaio, conforme explicou o psicólogo do Fórum, Rodrigo Andrade.
 
“O objetivo da palestra foi passar para as pessoas a importância do diagnóstico precoce e os impactos físicos e psicológicos da doença”, frisou. “O enfermeiro levou um manequim da mama para o público apalpar e perceber como é uma mama com nódulo. Foi muito legal o trabalho, eles tiraram muitas dúvidas. Agora estamos preparando o Novembro Azul”, adianta a fisioterapeuta do Fórum de Nobres, Munira Khalil.
 
Já na Comarca de Alto Garças os pontos destacados na palestra foram os cuidados com a saúde antes que a doença se instale, estudos em relação ao tempo necessário para realizar exames de rotina e informações sobre o grupo de risco.
 
“Dei apoio total ao projeto porque o mais importante é trabalhar a conscientização de todos a respeito dessa doença silenciosa que pode atingir todo mundo”, enfatizou a juíza Sabrina Andrade Galdino.
 
A palestra em Alto Garças também foi proferida por uma enfermeira da rede municipal de saúde e esclareceu muitas dúvidas que os servidores tinham sobre o câncer de mama.
 
Em Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), a palestra foi realizada na segunda-feira (17 de outubro). Os servidores foram divididos em duas turmas, para não prejudicar o expediente. A primeira palestra foi proferida às 14h30 e a segunda turma recebeu a palestra às 15h.
 
A psicóloga Rosa Maria Kirch foi a palestrante e aproveitou o momento para frisar sobre a importância de conscientizar sobre o autoexame. Além da palestra, os servidores homenagearam o mês usando camisetas de cor rosa.
 
“Eu acho importante porque muitas mulheres não sabem do autoexame, que é algo que nós podemos fazer em casa. Eu gostei de participar, a palestra foi bastante produtiva”, observa a gestora-geral em substituição, Ana Maria Freitas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO