Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Outubro Rosa: campanha começou nesta quinta-feira (29)

30.09.2016
10:44
FONTE: Mára Santos | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A associação de apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso - MTMamma realizou nesta quinta-feira (29) abertura da campanha Outubro Rosa. Em Cuiabá, a iluminação na cor rosa a partir de 19h na Igreja do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora marcou o início da campanha.
 
A cor rosa é a principal marca do alerta à sociedade para o combate da doença que mais atinge as mulheres no Brasil. Pelo sétimo ano consecutivo, a MTMamma divulga em Cuiabá no mês de outubro, assim como acontece em vários países, informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, medida que pode representar a cura de mais de 90% dos casos, bem como orientar para consulta médica e a realização dos exames periódicos.
 
Voluntárias e assistidas do MTMamma intensificam as atividades durante este mês e já estão com tudo pronto para a realização da campanha. Foram confeccionados 10 mil lacinhos rosa, símbolo da campanha de combate ao câncer de mama. Camisetas também serão comercializadas no valor de R$ 60, as customizadas e R$ 40, as simples no Shopping Pantanal durante todo o mês. Durante a programação vão ser realizadas mais de 100 palestras educativas, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção.
 
Além de palestras, a equipe de voluntárias do MTMamma prepara também caminhada “Amigos do Peito”, no Parque Mãe Bonifácia, no dia 12 de outubro, panfletagem na Praça Alencastro no dia 28 e a realização da 8ª Macarromamma, no dia 12 de novembro, no Cenário Rural, para marcar o encerramento da campanha.
 
A professora de português e redação Márcia Zanoli descobriu em fevereiro deste ano que estava com câncer de mama. Ela conta que foi um choque para toda a família. “Estava no banho e ao fazer o autoexame senti um pequeno caroço em um dos seios. Rapidamente procurei minha ginecologista que me pediu vários exames. Por meio da biopsia descobri que se tratava de um câncer”, revelou a professora.
 
Hoje, sete meses após descobrir a doença, Márcia já fez cirurgia e reconstituição da mama e agora passa pela quimioterapia. “Aprendi muito neste período e hoje vejo a quimioterapia como minha amiga. Precisava aprender a aceitar o problema, porque senão minha família, meu marido e meus filhos iriam sofrer junto comigo. Atualmente faço parte da equipe do MTMamma como assistida e posso dizer que o apoio da minha família, amigos e a acolhida da instituição foram fundamentais para eu enfrentar o problema”, salientou.
 
Andrea Cristina Santos Fróes, de 40 anos, também teve câncer de mama em 2013 e afirma que enfrentou o problema de forma positiva. Foi nesse período que Andrea abraçou a causa da MTMamma e o trabalho voluntário na associação. Ela é uma das responsáveis pela confecção dos lacinhos que serão distribuídos durante o mês de outubro e afirma que é preciso trabalhar a conscientização nas pessoas, principalmente nas mulheres, todos os dias. “O mês de outubro é o momento de alerta, mas a prevenção deve ser feita continuamente”, reforçou Andrea.
 
Na associação esse trabalho é contínuo. As voluntárias contam que além das atividades diárias, no último sábado de cada mês elas realizam um café da manhã caprichado para as assistidas. Para elas, uma forma mais amena de lidar com o problema. “Aproveitamos estes momentos para trocar informações, interagirmos e dar força para as assistidas para enfrentar a doença com otimismo”.
 
O Poder Judiciário de Mato Grosso também vai aderir à campanha e iluminará, em outubro, a fachada do edifício-sede do Tribunal de Justiça com a cor rosa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO