Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Otaviano fala sobre desafios e novos avanços da gestão municipal em programa de rádio

28.01.2015
08:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante a entrevista de uma hora e meia ao radialista José Melo nesta terça-feira (27/01), o prefeito Otaviano Pivetta retoma de forma definitiva o diálogo com os munícipes e anuncia a tomada de novas decisões no âmbito municipal, mas que implicam também nas relações com o Governo do Estado, com o secretariado municipal e com os servidores do município. O prefeito na oportunidade conclamou a população a ser parceira, para que “Lucas continue no pódio da qualidade de vida, participando de um mutirão de afeto e amor pela cidade”, e assim continue sendo sempre, a cidade de destaque nos aspectos econômicos e sociais.


A entrevista teve como introdução a participação de Otaviano Pivetta na eleição do governador Pedro Taques, como coordenador da campanha e da equipe de transição. Ao ser questionado se consideraria o convite para fazer parte do staff do novo governo, Otaviano foi enfático ao esclarecer que se ausentar de forma definitiva da gestão municipal nunca esteve em seus planos. “Eu tenho uma missão e um  compromisso com a gente de Lucas do Rio Verde. Precisava no entanto,  ajudar na construção de um novo Estado que pudesse ser mais organizado, mais justo com os municípios e mais eficiente nas suas tarefas”. Observou Pivetta.


A questão da ausência do Estado em setores essenciais como segurança, educação e saúde mereceu um destaque nas análises do prefeito. Em relação a Lucas do Rio Verde, por exemplo, ele explica que o município arca com despesas bem mais pesadas, com o sustento da média e alta complexidade no setor da saúde, obrigando investimentos muito acima da média exigida pela constituição, em torno de 19% da arrecadação municipal, e que chegaram a mais de 26%. Quanto a educação, o Estado deveria arcar com 50% da clientela estudantil, mas a oferta de vagas em Lucas do Rio Verde ficou na faixa dos 20%. O município teve que arcar com as despesas geradas de 30% dos alunos que deveriam ser atendidos pela rede estadual de ensino. “O que aplicamos a mais onde estava descoberto pelo Estado são recursos que poderíamos usar para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos luverdenses, e isso diminui os investimentos municipais no que é de nossa competência”. Explica Otaviano.


Pacto federativo perverso

Ainda no campo das análises Otaviano Pivetta lembra a desigualdade provocada pelo Pacto Federativo que regula a destinação dos recursos arrecadados no país. Enquanto todas as demandas de serviços públicos estão nos municípios, a União abocanha a maior parte absoluta do dinheiro (cerca de 60%), os municípios ficam com aproximadamente 13% e o restante vai para os governos estaduais. “Lucas vem perdendo receita per capta. Cresce a demanda e a receita não acompanha”. Ele ensina que Lucas não é exatamente um município rico. ”Sessenta e oito municípios de Mato Grosso tem renda maior que a nossa. Aqui conduzimos com muito cuidado a aplicação dos recursos públicos. É isso que vem permitindo manter uma cidade com qualidade de vida e sem contrair dívidas, sem dever nada a ninguém”.  Ressalta o prefeito.


Contrato de resultados

O Radialista José Melo, depois da primeira hora de entrevista avaliou que Otaviano Pivetta ‘está com todo o gás’ nessa retomada das atividades como gestor principal de Lucas do Rio Verde após seis meses afastado. A resposta seguinte revelou um recomeço articulado, com uma nova e orientada estratégia para agilizar os serviços no município. Com o apoio da Fundação Dom Cabral, entidade renomada nacionalmente em plataforma estratégica de governo, implanta o pacto de resultados com o primeiro e segundo escalões do município. Trata-se de um contrato assinado com prazo de cada serviço e de cada obra que deve ser entregue a população. “Lucas tem  vocação para ser um polo de serviços e isso nós vamos realizar com entrega da expansão do Hospital São Lucas, pois agora teremos também o aporte do Estado e ainda vamos entregar um pacote com outras 39 obras”. Ressalta Otaviano, e conclui. “Nós temos servidores públicos dedicados, compromissados com sua missão. Temos um povo trabalhador e parceiros fiéis no meio empresarial e que estão enraizados aqui, e também temos a BRF que começa devolver os incentivos que  recebeu desde a sua implantação. Então o resto é trabalho e disciplina para continuar a caminhada rumo a um município altamente sustentável”. Finaliza Otaviano.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO