Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

OSUFMT e Flavio Venturini reeditam show de sucesso para Festival

30.07.2015
08:05
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Entre os mais aclamados shows que o público mato-grossense contemplou em 2015, certamente destaca-se o espetáculo protagonizado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e Flávio Venturini, um dos ícones do fértil movimento Clube da Esquina de Minas Gerais. Exibido em abril, no recém-reformado Teatro Universitário, em Cuiabá,  a vivência musical marcou o primeiro espetáculo da série Sinfonia Brasil.

O  repertório reuniu sucessos do músico mineiro e aguçou a sensibilidade da plateia que preencheu as mídias sociais com depoimentos emocionados diante da experiência em acompanhar a musicalidade brasileira, recheada de sentidos, melodias e poesia. E o sucesso do primeiro encontro ecoou, ganhou notoriedade. Assim, a Sinfônica da UFMT e Flávio Venturini voltam a se encontrar, desta vez, no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães,  no dia 2 de agosto, com entrada gratuita.

Sob a regência de Fabricio Carvalho, a OSUFMT executará arranjos especialmente elaborados para a formação, resultando em espetáculo de excelência artística. Ao longo de 35 anos, a OSUFMT materializou música de qualidade, em repertórios eruditos e populares, assinando concertos memoráveis e muitas vezes, inéditos ao público mato-grossense. Na Música Popular Brasileira, a OSUFMT dividiu o palco com nomes de referência nas artes, como Gal Costa, Gilberto Gil, Roupa Nova, Dominguinhos, 14 Bis, Vanguart. E Chapada faz parte da sua história, entre os mais belos cenários, a OSUFMT tocou para um público especial,  sintonizado na mesma energia envolvente do local, cujos paredões emanam beleza.

Para o maestro Fabricio, Flavio Venturini é um artista completo, dos mais talentosos da música brasileira e preparar este espetáculo  foi a realização de um sonho antigo, afinal suas canções fazem parte da sua musicografia. E agora, reeditar o show em Chapada ganhou uma atmosfera ainda mais particular. A canção “Interior”, do cantor mineiro, foi inspirada pelas belezas naturais do país, especialmente as de Chapada.

O artista – Flavio Venturini é músico desde sempre. Munido de um acordeom, passou a adolescência descobrindo sua veia musical e a aprimorando ao ganhar um piano do pai. A partir daí, revelou-se um dos mais talentosos e inquietos artistas brasileiros, trafegando com personalidade ímpar por diversos estilos musicais, seja em melodias instrumentais, seja em canções eternas como, os sucessos  “Todo azul do mar”, “Noites com sol”, que fazem parte do programa Sinfonia Brasil, .

Integrante dos grupos O Terço e 14 Bis, Flavio partiu em carreira solo ao lançar, em 1982 o disco “Nascente”, aclamado por crítica e público, eternizando canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações de artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, e, no exterior, por Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker. Autor da maioria de suas composições Flavio compôs pérolas em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”).

Na sequência vieram mais 11 álbuns solo, incluindo “Andarilho”, “Noites com Sol”, “Beija flor” e o CD DVD “Linda Juventude”. Em 2009 lançou o DVD e CD ‘Não se Apague esta Noite’ com participações especiais de Mart’nália, Marina Machado e Luiza Possi.

Sempre se apresentando pelo Brasil e por festivais no exterior, Flavio Venturini lançou em outubro seu novo CD de Inéditas ‘Venturini’, mostrando várias tendências do seu rico universo de composição.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO