Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Ocorrido em MT, maior terremoto da história do Brasil completa 60 anos

31.01.2015
09:59
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há exatos 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências.

"O maior terremoto observado em todo o interior continental estável da placa Sulamericana ocorreu na Serra do Tombador, em 31 de janeiro de 1955, com uma magnitude de 6,2 mb", aponta relatório do professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb) e coordenador da Rede Sismográfica Centro-Norte que integra a Rede Sismográfica Brasileira, Marcelo Peres Rocha. Pesquisadores da institutição de ensino superior estudam há vários anos essa região.

A área onde ocorreu o terremoto é considerada bastante sísmica por conta de uma falha geológica e "onde ocorreram outros eventos com magnitudes consideráveis", diz o professor Rocha. Pelo menos dois deles atingiram magnitudes maiores que 5 na região do município de Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá. 

Relatos na região
Um dos terremotos ocorridos na região de Porto dos Gaúchos chegou a ser registrado pela Colonizadora Noroeste Matogrossense, que fundou a cidade, em um relatório interno. O abalo ocorreu em 5 de fevereiro de 1959. O texto conta que passou pela (na época) gleba uma "onda sísmica" que abalou todas as casas. "Na cantina, as vigas rangiam, caíram objetos. O movimento foi precedido de um 'trovão', digo, de um ruído contínuo, semelhante a trovão", diz trecho do documento.

Conforme o relato, a população deu diversos palpites sobre as causas do terremoto. Alguns acreditavam ser o fim do mundo - sendo o tremor o primeiro sinal. Outros achavam que um meteoro tinha caído. Mas houve outros 'pitacos'. "O médico achou que seria ruído do excesso de chuvas e das águas, que estariam penetrando na terra até alcançar matérias em fusão. O palpite mais comum é de que a onda tivesse sua origem numa das regiões vulcânicas do Peru ou do Chile", afirma o relatório.

Últimas ocorrências
Somente no ano passado foram registrados seis tremores de terra nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Cocalinho, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Os abalos ocorreram entre agosto e novembro e atingiram entre 2,4 e 4,2 pontos na escala Richter. Os dados são do Observatório Sismológico (Obsis) da Unb.

Os dois últimos tremores de terra no estado ocorreram em Tabaporã, a 643 km da capital. Um foi no último dia 26 de janeiro. O tremor alcançou 2,9 graus na escala Richter e, por ter sido de baixa intensidade, não causou danos. No ano passado, o município também havia registrado outro sismo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO