Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

MutumPrev é destaque nacional em revista especializada sobre previdência

13.03.2017
18:30
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • MutumPrev é destaque nacional em revista especializada sobre previdência
A MutumPrev - Regime de Previdência Privada voltado aos servidores públicos municipais de Nova Mutum foi destaque na edição nacional da revista RPPS do Brasil, considerada a única especializada e específica de Regime de Próprio Previdência do Brasil.
 
A edição que entrou em circulação no final deste mês em todo o País destacou a MutumPrev em uma reportagem especial, fazendo um verdadeiro Raio-X, sobre sua importância para a vida dos servidores públicos de Nova Mutum.
 
Confira a reportagem:
No coração do Estado de Mato Grosso encontramos um dos maiores celeiros do agronegócio brasileiro, o Município de Nova Mutum, que é considerado como uma terra de oportunidades!
 
Distante 250 quilômetros da capital Cuiabá, o município está localizado em ponto estratégico e é cortado pelas principais rodovias do Estado (BR-163 e MT-249), que o liga aos principais portos e terminais ferroviários de exportação, além da região Araguaia e o estado de Goiás.
 
Com economia pujante, oriunda de diversos cultivares do agronegócio a cidade segue em pleno crescimento! Nos últimos 17 anos, houve um salto de crescimento populacional superior a 10% ao ano. Eram 12 mil habitantes em 2000 e já são mais de 50 mil em 2017.
 
O município de Nova Mutum é hoje o 2º maior produtor de grãos de Mato Grosso e detém o título de 3º maior exportador do Estado. Ali se produz boa parte dos alimentos que abastecem o Brasil e o mundo! Justificando assim a instalação do maior complexo industrial de esmagação de grãos da América Latina.
 
Investimentos públicos em obras de alta qualidade e expressiva estrutura arquitetônica têm despertado o interesse da classe empresarial, que segue investindo no setor privado. O forte comércio, com mais de duas mil e 600 empresas instaladas, gera 15 mil empregos formais e aquece a economia.
 
Há um ritmo frenético de obras nos quatro cantos da cidade, onde surgem instituições de saúde, educação, indústrias, novos residenciais, bairros entre outros.
 
Para conduzir este trabalho está uma das gestões públicas mais premiadas por eficiência no Estado de Mato Grosso. Conduzidos pelo prefeito Adriano Xavier Pivetta e seu vice, Leandro Félix o município possui o 3º melhor índice de gestão de desenvolvimento de Mato Grosso. (Fonte: Firjam*)
 
Pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) foi eleito duas vezes consecutivas como nota ‘A’ de Excelência da Gestão Pública Administrativa. Sendo ainda considerado pela Revista Isto É! uma das 50 cidades mais desenvolvidas do Brasil.
 
Em meados de 2013 a gestão municipal deu início ao processo de estudo para criação e implantação do regime próprio de previdência de seus servidores públicos, denominado hoje como MUTUMPREV.  * Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
 
Estudos de viabilidade, debates, criação de comissões, criação de comitivas de visitação e análises em locais já existentes, assembleias gerais, entre outros pontos, compuseram o início do trabalho, oficializado em 2015 com a instituição do regime próprio de Previdência Social, através da Lei nº 1.897 de 29 de setembro de 2015.
 
Após todo o trabalho de iniciação teve início ações como, censo previdenciário, migração de regime, capacitação e certificação de servidores. Assim hoje a MUTUMPREV conta com 1.350 servidores ativos ligados a instituição, tendo apenas um (01) pensionista e já conta com duas (02) servidoras aposentadas pelo novo regime de previdência adotado.
 
A MUTUMPREV é o 2º regime de previdência pública privada que mais arrecada no estado de Mato Grosso.
 
Em dia também está o Certificado de Regularidade Previdenciário e os repasses efetuados pela Prefeitura de Nova Mutum.  Tudo sob a responsabilidade do Conselho Curador e Fiscal, além do Comitê de Investimentos da Instituição.
 
Esse empenho proporcionou que o Regime de Previdência adotado pelos servidores públicos municipais de Nova Mutum esteja amplamente regular perante a Lei Federal nº 13.135/2015. Em Mato Grosso apenas seis (06) municípios, dentre eles Nova Mutum estão dentro dos padrões de regularidade e transparência de gestão.
 
Dentre os planos futuros do MUTUMPREV, seguirá capacitando os servidores com o objetivo de aproximá-los da Instituição, compreendendo o emprego dos recursos, bem como seus direitos e deveres e a importância do controle social.
 
Outro objetivo da equipe que está frente da Instituição é alcançar os índices da gestão pública da Cidade, sendo também considerado como referência em gestão administrativa, tornando o MUTUMPREV o melhor fundo de previdência público privada do Estado, adotando as melhores práticas de gestão previdenciária que proporcionem maior controle de seus ativos e passivos, bem como total transparência para com seus segurados e sociedade.
 
Há também a busca constante para que ainda em 2017 haja a inclusão do MUTUMPREV junto ao Programa de Certificação e Modernização da Gestão Previdenciária - PRÓ-GESTÃO RPPS, ligado a Previdência Social do Ministério da Fazenda.
 
A MUTUMPREV tem como diretora Executiva, Terezinha Arissava. Formada em administração e bacharel em ciências contábeis. Especializada em gestão pública e administração de empresas, com mais de 20 de experiência na área.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO