Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Município aguarda laudo do 9º BEC para viabilizar homologação do aeroporto Bom Futuro

02.09.2015
11:53
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Terminal de passageiros do aeroporto Bom Futuro em Lucas do Rio Verde
A prefeitura de Lucas do Rio Verde aguarda para esta semana o laudo do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, órgão do Exército Brasileiro, para definir se há necessidade de investimento na pista do Aeroporto Bom Futuro, que tem cerca de 2,3 mil metros de extensão. O objetivo é adequar o aeródromo para homologação e assim estar apto a receber voos noturnos. Com o aval da Secretaria de Aviação Civil, o município poderá contar com empresas comerciais operando voos a partir de Lucas do Rio Verde, dando mais opções de deslocamento aos seus habitantes.

O gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, explicou que o Governo do Estado também tem interesse em melhorar as condições do aeroporto. Nesse sentido, o município recebeu a visita nesta terça-feira, do secretario adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Rogério Ribeiro Arias, que analisou as condições de infraestrutura do Bom Futuro. “Tem algumas empresas que estão nos procurando, fizeram a solicitação junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e fazer voos comerciais”, revelou.

Ramiro informou que o projeto para construção de um novo aeroporto foi deixado de lado, momentaneamente, em razão das dificuldades financeiras que o país atravessa. Como o município conseguiu reverter algumas situações que poderiam prejudicar o funcionamento do Bom Futuro, a ideia é manter o aeródromo, que deverá receber investimentos do programa de fortalecimento da aviação regional. “Por mais que o projeto esteja aprovado junto à SAC e ANAC, nós temos que levar em consideração também que leva um grande prazo para a sua construção e operação”, ressaltou.

O secretário adjunto da Sinfra informou que a visita faz parte da elaboração do Plano Aeroviário Estadual. Rogério Arias disse que é necessário fazer o levantamento para definir o investimento a ser feito pelo governo estadual. “A gente está fazendo um acordo com o município junto à Secretaria de Aviação Civil pra viabilizar os recursos pra esse aeroporto”, explicou.

Arias informou ainda que o governo deve colaborar com o processo de homologação do aeroporto. Ele elogiou a estrutura e localização do Bom Futuro, assinalando que aguarda o material técnico para os encaminhamentos necessários para a viabilização de recursos. “Vamos ver em qual estação conseguimos encaixar ele. Vamos tentar ao máximo colocar a aviação comercial aqui dentro, mas pra isso tem as suas características próprias, mas isso só após uma avaliação prévia é que a gente vai poder falar melhor”, explicou.

O município já fez alguns investimentos para o processo de homologação, como a aquisição dos equipamentos para o balizamento da pista. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO