Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Multiação em Sinop atende 5.800 pessoas

21.07.2014
16:03
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Era madrugada quando os moradores de Sinop começaram a chegar ao pátio da igreja São Cristovão. Ao amanhecer, centenas de pessoas esperavam ser atendidas pelos mais de 200 voluntários envolvidos na realização do Multiação, que ocorreu neste sábado, das 8h às 17h, no bairro São Cristovão. A primeira a chegar, às 3h40, foi a aposentada Carmem Ribeiro Monteiro, de 81 anos, acompanhada da costureira Maria Marta Ribeiro, de 55 anos, ambas em busca de atendimento oftalmológico.

O tempo de espera na fila não foi motivo para reclamação, já que as duas conseguiram ser atendidas. Dona Carmem descobriu que tem uma lesão no olho, e precisa fazer exames mais específicos da visão, e Maria Marta vai usar óculos, pois está com dificuldades para enxergar de perto. Satisfeita pela consulta, ela ficou ainda mais feliz ao saber que ali mesmo, no Multiação, ganharia os óculos de grau doados pela Casa da Amizade e Nilson Jóias, parceiros do projeto. Como as peças precisam ser produzidas, os óculos serão entregues no dia 09 de agosto.

“Aqui em Sinop, a gente espera até oito meses por um consulta oftalmológica. Mesmo morando longe, no bairro Novo Estado, vim em busca de atendimento e saio daqui feliz, pois sou costureira e estava com muita dificuldade para colocar linha na agulha”. Além das consultas oftalmológicas, a população recebeu atendimentos cardiológico, pediátrico, oncológico e ginecológico ofertados pela Fundação de Saúde Comunitária (Hospital Santo Antônio), Clínica San Remo, Clínica dos Olhos e Humana Centro de Especialidades Médicas.

Mas a área da saúde não foi a única a atrair o público. O estande do Cartório 2º Ofício ficou cheio o dia todo de casais que se inscreveram para o casamento comunitário, que será realizado na terceira etapa do Multiação, em novembro. Um dos casais que aproveitou a oportunidade foi o motorista Luís Daniel Pedrosa e a cozinheira Irene Moreira, ambos de 50 anos. “Resolvemos ajeitar nossa vida e quando ficamos sabendo que nesse projeto haveria casamento, não perdemos tempo. Essa é uma das melhores oportunidades, pois casar é muito caro”, disse o motorista. Já a noiva contou que mesmo morando juntos há 23 anos, eles estão apenas se conhecendo e não vê a hora de oficializar a união em novembro.

Segundo presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, o Multiação oferece serviços que deveriam ser ofertados pelo poder público, porém, com o apoio de iniciativa privada, parte desta lacuna está sendo preenchida. “Estamos replicando aqui em Sinop um evento já consolidado em Cuiabá. Infelizmente, os trabalhadores mato-grossenses ainda enfrentam dificuldades para conseguir atendimento médico, jurídico, de cidadania, dentre outros, mas com este projeto estamos indo aos bairros, juntamente com nossos parceiros, e atendendo a população com vários serviços gratuitos”.

Conforme os organizadores do projeto, foram registrados 5.816 atendimentos. “O Multiação foi um sucesso, desde as parcerias até a prestação de serviços. Todos os atendimentos foram ofertados gratuitamente e com muita qualidade. Para as próximas edições queremos melhorar ainda mais e oferecer mais atendimentos, principalmente na área da saúde”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireira do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Gleisson Tagliari. A segunda etapa do Multiação será realizada no dia 20 de setembro, no bairro Boa Esperança.

Para realizar o Multiação em Sinop, o Sistema Fiemt, o Sindusmad e a Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) contaram com a parceria de várias empresas e instituições sem fins lucrativos com o objetivo de colaborar com as pessoas de menor poder aquisitivo. Dentre os participantes estavam a Associação de Apoio aos Obesos e Idosos. Durante todo o dia, o vice-presidente da entidade, Eder Ferreira dos Santos, conversou com muitos obesos sobre como emagrecer com dieta e exercícios para o corpo e para o cérebro. Conhecido por todos em Sinop, Eder Ferreira é ex-jogador de futebol e, atualmente, participa do quadro ‘Bola pra Frente’, do programa Bem Estar, da Rede Globo, no qual recebe orientação para perder os 42 quilos a mais que adquiriu depois que parou de jogar.

Ao todo, o projeto contou a participação de 26 parceiros. São eles: Casa da Amizade, Clínica San Remo, Clínica dos Olhos, Humana Centro de Especialidades Médicas, Nilson Jóias, Laboratório Oswaldo Cruz, Fundação de Saúde Comunitária (Hospital Santo Antônio), Odonto Prime, Ortodontia Botura, Escutare, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refecs), Associação de Apoio aos Obesos e Idosos, Cartório 2º Ofício, Universidade de Cuiabá (Unic), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Pró-Valores, Rotary, Quality Telecom, Grafpel, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senca), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Puríssima, Ítalo-Brasil, Claro, Colonizadora Sinop. Pelo Sistema Fiemt, participaram do Multiação o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT). O evento teve ainda o apoio do Exército de Sinop e da Paróquia São Cristovão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO