Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Mulheres fazem manifestação contra violência em praça de Cuiabá

09.03.2017
09:24
FONTE: André Souza/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Protesto ocorreu nesta quarta-feira (8), na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá
Manifestantes se reuniram na quarta-feira (8), na Praça Ipiranga, em Cuiabá para protestar contra a violência sofrida por mulheres. O ato, segundo as organizadoras, foi convocado mundialmente e faz parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres. Fizeram parte do ato movimentos estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sindicalistas e movimentos feministas. A organização do ato e a PM não estimaram o número de participantes.

Com cartazes e faixas, as manifestantes e marcharam pela Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, em direção à praça da República, no Centro de Cuiabá. No trajeto, uma performance “evocou os espíritos de mulheres que morreram por causa da violência”.

“O dia 8 de março marca a memória da resistência feminina. Neste dia relembramos as mulheres que vieram antes de nós e, acima de tudo, reivindicamos os direitos que ainda são negados”, declarou a psicóloga Naiana Gonçalves, de 22 anos.

A principal pauta do protesto, segundo as organizadoras do ato, é lutar contra os tipos de violência que a mulher sofre. “Lutamos contra a violência física, o machismo, o racismo e também contra a violência do estado contra a mulher”, afirmou Naiana.

Durante o protesto, manifestantes simularam hematomas no rosto com maquiagem. “Ainda somos vítimas da violência física que ainda continua fazendo vítimas em Mato Grosso”, disse a estudante de serviço social Natalia Menezes.

Um levantamento da Polícia Civil apontou que, em 2016, o estado registrou mais de 43,8 mil ocorrências nas seis delegacias Especializadas de Defesa da Mulher que existem no estado. O número é maior dos que os registrados nos dois anos anteriores e se refere a vítimas com idades entre 18 anos e 59 anos. Em 2015, 34.720 ocorrências foram feitas, enquanto que, em 2014, foram 29.229 registros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO