Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

MT tem 81 municípios com alto risco de transmissão do vírus da zika

26.07.2016
08:51
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vírus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti
Com 709 casos de vírus de zika registrados a cada 100 mil habitantes, Mato Grosso está com risco alarmante de transmissão da doença, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Os dados levam em conta as notificações feitas ao estado até o dia 18 de julho. O vírus da zika, assim como a dengue e a febre chikungunya, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme o boletim, Mato Grosso já contabiliza 23.153 casos suspeitos de vírus da zika em 120 municípios. O número de notificações é 138,2% maior do que o total de notificações feitas em todo o ano de 2015, quando 9.717 casos foram registrados. Além disso, segundo o levantamento, do total de casos deste ano, 361 foram registrados em gestantes, o que pode resultar em microcefalia no recém-nascido.

As duas outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também apresentaram aumento significativo este ano. Até o dia 18 de julho, foram registrados 25.934 casos de dengue, um aumento de 21% em comparação ao mesmo período de 2015, quando foram registradas 20.465 notificações.
 
O boletim ainda aponta que quatro mortes por dengue foram confirmadas em Cuiabá e nos municípios de Juína, Sinop e Tangará da Serra. Além disso, 128 municípios já tiveram casos da doença notificados, e, dentre eles, 88 municípios possuem alto risco de transmissão da doença.

Já os casos de febre chikungunya notificados este ano, que somam 1.257, representam aumento de 286% em relação aos casos registrados em todo o ano passado, quando 325 notificações foram feitas. Em todo o estado, os casos foram registrados em 62 municípios, sendo que três deles estão classificados como de alto risco para transmissão da doença.

Por causa do aumento de notificações das três doenças em Mato Grosso, o estado está em situação de alerta, conforme o boletim.

Prevenção
De acordo com a SES-MT, 80% dos criadouros dos mosquitos são encontrados nas residências. Por isso, a pasta orienta que a população tome medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre elas estão fechar a caixa d'água de forma adequada, não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal, ver se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos das plantas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO