Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

MT já tem mais de 50 mil notificações de casos de dengue e vírus da zika

27.08.2016
12:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O número de notificações de casos de vírus da zika em Mato grosso aumentaram 160% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na sexta-feira (27). Conforme o balanço, em 2015, foram registrados 9.316 casos da doença. Já este ano, 24.267 casos já foram notificados no estado.

Já quanto aos casos de dengue, o aumento registrado foi de 15%, sendo 22.571 casos registrados em 2015 e 25.889 neste ano. Ao todo, Mato Grosso já tem mais de 50 mil notificações das duas doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Transmitida pelo mesmo vetor, a febre chikungunya também registrou aumento de casos em comparação com o ano passado. Em 2016, já foram notificados 1.280 casos da doença, 295% a mais do que em 2015, quando 324 casos foram notificados.

Municípios 'silenciosos'

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, alguns municípios não registraram casos de dengue, vírus da zika ou febre chikungunya, sendo classificados pela pasta como 'silenciosos'. No caso da dengue, seis municípios não apresentaram registro algum da doença este ano: Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Indiavaí, Santa Terezinha, Conquista D'Oeste e Figueirópolis D'Oeste.

Quanto aos casos de vírus da zika, 15 municípios permanecem sem registro da doença: Glória d'Oeste, Indiavaí, Gaúcha do Norte, Santo Afonso, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu, Vila Rica, Alto Araguaia, Ponte Branca, Castanheira, Cotriguaçu, Vale de São Domingos e União do Sul.

Já quanto à febre chikungunya, 77 municípios do estado não apresentaram notificações da doença. No entanto, três apresentam incidência acumulada e, por isso, são classificados com alto risco para transmissão da doença: Acorizal, Campo Novo do Parecis e Querência.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO